Buscar

MP instaura inquérito para apurar suposta importunação sexual de alunas cometida por diretor de escola em Nova Andradina

Cb image default
Portão de entrada da Escola Municipal Efantina de Quadros - Imagem: Arquivo / Divulgação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Andradina, instaurou, nesta quinta-feira (12/05/2022), inquérito civil para apurar eventual violação de princípios administrativos, consistentes em importunação sexual de alunas, cometida pelo diretor da Escola Municipal Efantina de Quadros.

Na segunda-feira (09/05/2022), o Nova News recebeu, por meio de seus canais de contato, denúncias sobre supostos episódios de importunação sexual de alunas adolescentes, sendo que, na oportunidade, foram encaminhados também prints de supostas mensagens que o diretor teria enviado às estudantes.

Em uma das mensagens, supostamente o diretor teria escrito para uma aluna: “Tem como ser um pouco menos linda? Impossível né. Você mexe demais com minha imaginação... Como resistir a tanta beleza. Você é linda demais”.

Outro print sugere que o responsável pela unidade escolar teria escrito para outra estudante: “Com todo o respeito, mas você está uma delícia”.

“Eu fico olhando a sua foto. Você tem uma boca maravilhosa. Sem maldade, mas dá uma vontade de dar uma mordidinha”, teria escrito o acusado em mensagem enviada também a uma aluna.

Ao Nova News, outra estudante narrou, informalmente, supostos episódios de importunação sexual por parte do diretor dos quais afirma ser vítima, porém, estes relatos, por seu conteúdo, não serão reproduzidos nesta matéria.

Como as informações foram repassadas ao Nova News por adolescentes e seus responsáveis legais preferiram não se pronunciar sobre os fatos, o site decidiu não levar o caso a público naquele momento, acionando primeiramente a Promotoria de Justiça para as devidas apurações.

Após ter acesso ao material e às informações repassadas pelo Nova News, o promotor Paulo Henrique Mendonça de Freitas instaurou o inquérito civil para a apuração das denúncias, deixando claro que ainda existem diligências a serem realizadas pela Promotoria de Justiça, como a coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências para posterior adequação dos fatos às disposições legais.

Cb image default
Promotor de Justiça, Paulo Henrique Mendonça de Freitas - Imagem: Arquivo / Márcio Rogério / Nova News

Ele explicou à reportagem que, se for necessário, procederá a deflagração de ação civil pública, realização do termo de ajustamento de conduta ou arquivamento das peças de informações, nos termos da lei.

Entre as primeiras providências tomadas pelo Ministério Público estão oficiar o município de Nova Andradina requisitando informações e documentos acerca das providências administrativas adotadas em relação à conduta do servidor público investigado e oficiar também a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), bem como ouvir a mãe de uma das adolescentes.

Por envolver menores de 18 anos, o procedimento deve tramitar em segredo de Justiça para que não haja exposição das partes envolvidas, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), motivo também pelo qual o Nova News preserva as identidades das garotas que entraram em contato com a redação narrando os fatos.

À imprensa, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) informou, nas últimas horas, que o diretor foi afastado de suas funções.

O Nova News não conseguiu contato com o diretor, mas se coloca à disposição caso ele queira se pronunciar sobre os fatos que estão sendo apurados pelo MP-MS. 

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.