Buscar

Nova Andradina - Mais de 370 ocorrências foram registradas na Delegacia de Atendimento à Mulher em 2020

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Durante o ano de 2020, mais de 370 ocorrências foram registradas pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Nova Andradina.

Conforme apurado pelo Nova News, desse total, o número mais expressivo é o de casos de ameaças, com 137 registros, seguido pelas lesões corporais, que foram 99.

Segundo a delegada responsável, Daniella de Oliveira Nunes Leite, entre os delitos mais registrados estão ainda as calúnias, injúrias ou difamações (31) e as vias de fato (28).

Outros crimes comunicados à DAM em 2020 foram os estupros de autoria desconhecida (17); perturbação de tranquilidade (08); dano (07); estupros de autoria conhecida (04); importunação ofensiva ao pudor (04) e violação de domicílio (04). Nas palavras da delegada, há também outros delitos diversos, que somaram 32.

Violência doméstica na pandemia 

Daniella explica que com relação ao número de ocorrências em 2020, quando teve início a pandemia de covid-19, seguida pelo isolamento social, não houve muita diferença com relação ao ano anterior (2019), porém, notou-se um aumento na intensidade das agressões.

Ainda segundo ela, no início do isolamento social houve uma certa redução no número de mulheres que procuraram a DAM. “Entendemos que a violência ocorreu, mas as vítimas acabaram não procurando ajuda devido ao isolamento”, afirma.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

“Já a partir de maio e junho de 2020, quando, apesar da continuidade da pandemia, as pessoas começaram a retomar, pelo menos em parte, a vida social, notou-se que mais mulheres buscaram atendimento com mais frequência”, explicou.

Importância da denúncia

A delegada Daniella de Oliveira Nunes Leite explica que é de suma importância que as mulheres, em caso de qualquer tipo de violência, seja ela psicológica ou física, procurem atendimento, bem como os cidadãos, ao suspeitarem ou tomarem conhecimento de qualquer situação que afete a integridade de uma mulher, que façam a denúncia.

“Em briga de marido de mulher se mete a colher sim! A violência doméstica é um crime e, como tal, precisa ser evitado, denunciado e combatido, não apenas pela polícia ou pelo Poder Judiciário, mas também por todos os segmentos da sociedade”, finalizou.

Como denunciar

Denúncias anônimas podem ser realizadas através dos telefones das centrais pelo disque 100 ou disque 180, que atendem em todo o território nacional 24h por dia. Já o telefone direto da DAM de Nova Andradina é (67) 3441-8261. A unidade fica na Rua Imaculada Conceição, 1608. .

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.