Publicado em 19/06/2019 às 15:52, Atualizado em 19/06/2019 às 21:27

Nova Andradina – Polícia Civil dá dicas de segurança para evitar “golpe do WhatsApp”

O último caso foi registrado na terça-feira (18)

Bárbara Ballestero, Redação Nova News

Foto: Acácio Gomes/Nova News

Cb image default

Após registros de diversos casos em Nova Andradina, a Polícia Civil, através do delegado Rafael Carvalho, deu dicas de segurança para evitar que a população caia no "golpe do WhatsApp".

O último caso foi registrado na delegacia local nesta terça-feira (18). A vítima teria recebido um link para participar de um grupo, no qual possui um anúncio. Ao clicar no link, o homem, de 31 anos, percebeu que o aplicativo WhatsApp parou de funcionar. 

Pouco depois, ele foi informado por terceiros que alguém se passando por ele estaria enviando mensagens pedindo dinheiro para seus contatos. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia.

Em contato com o Nova News, na tarde desta quarta-feira (19), o delegado de Polícia Civil, Rafael Carvalho, alertou sobre a reincidência do crime e deu dicas de segurança.

O delegado afirma que para evitar cair no golpe é preciso ativar a verificação em duas etapas do aplicativo. “Para isso, basta acessar as configurações e ativar esta ferramenta de segurança. Feito isso, dificilmente o WhatsApp será clonado. Não clicar em links de grupos e bloquear contatos desconhecidos que enviam mensagens com esses links são cuidados que podem evitar a clonagem.” afirmou.

“Também é necessário orientar os contatos que recebem essas mensagens, que não depositem ou transfiram dinheiro sem verificar se é um pedido legítimo da pessoa. É necessário confirmar, seja por ligação ou outros meios,” finalizou.

A Polícia Civil de Nova Andradina está investigando os casos registrados no município.