Publicado em 03/05/2022 às 15:41, Atualizado em 03/05/2022 às 19:52

PC deflagra operação contra a venda e transferência ilegal de veículos apreendidos no Detran em Nova Alvorada do Sul

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Nova Alvorada do Sul, com o apoio da Corregedoria de Trânsito do Detran, cumpriu na manhã desta terça-feira (03), 4 mandados de prisão preventiva e bloqueio de contas judiciais, em desfavor de suspeitos que realizavam a venda e transferência ilegal de veículos e peças que encontravam-se no pátio do Detran em Nova Alvorada do Sul.

A segunda fase mirou os servidores que realizavam os atos ilícitos, um intermediário e um contrabandista que rotineiramente corrompiam os agentes públicos para terem seus veículos liberados mediante o pagamento de propina ilegal.

No curso do inquérito, vislumbrou-se que a associação, composta por servidores do órgão e terceiros, não realizava a inserção dos veículos no sistema devido e, posteriormente, era feita a devolução ao possuidor do veículo (o qual muitas vezes não estava em condição de trafegar) mediante o pagamento de propina e sem o recolhimento dos débitos administrativos existentes. Ademais, foi constatado que quando o possuidor não efetivava o pagamento da propina, os veículos eram "depenados", retirando peças de seu interior, as quais eram comercializadas a terceiros ou os próprios veículos eram vendidos a terceiros e transferidos mediante inserção de dados falsos. Para justificar o sumiço das peças, os servidores registravam falsos boletins de ocorrência noticiando furtos.

Seguindo, através de quebras de sigilo bancário, apurou-se que a movimentação do grupo chegou a uma quantia suspeita superior a R$220.000,00.

Os suspeitos foram indiciados pela prática de corrupção passiva e ativa, associação criminosa, peculato, inserção de dados falsos em sistema informático e fraude processual.

A operação foi denominada "Brutus" em referência a Marcus Junius Brutus, filho do imperador romano Júlio César, o qual, ao ser encurralado por seus conspiradores, percebeu que entre eles estava seu filho Brutus, emitindo a célebre frase “Até tu, Brutus?”.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!