Buscar

PF cumpre 37 mandados em MS e outros dois estados contra grupo dedicado ao tráfico internacional de drogas

Organização criminosa enviava cocaína para o RS a partir do MS e utilizava empresa de transporte e agronegócio para ocultar atividades ilícitas

Imagens: Divulgação / PF

A Polícia Federal deflagrou nesta terça (07/12) a Operação Geminus, para desarticular organização criminosa dedicada ao transporte de cocaína do Mato Grosso do Sul para o Rio Grande do Sul.

Policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Também são executadas ordens judiciais para o sequestro de 52 imóveis e de 70 veículos, entre automóveis, jet skis, caminhões, carretas e tratores, e o bloqueio de valores em contas bancárias de 33 pessoas físicas e jurídicas envolvidas. Os bens a serem sequestrados estão estimados em 50 milhões de reais.

A investigação apurou que organização criminosa, comandada por núcleo familiar estabelecido nos municípios de Deodápolis (MS) e Viamão (RS), utilizava o agronegócio e outras atividades econômicas formais como fachada para ocultar os valores obtidos com o tráfico internacional de drogas, principalmente de cocaína.

O grupo transportava a droga oculta em caminhões, a partir da fronteira do Mato Grosso do Sul, para uma propriedade rural no município de Viamão (RS), de onde era distribuída para traficantes locais do Rio Grande do Sul, principalmente das regiões de Porto Alegre e Vale dos Sinos. Durante as investigações, iniciadas em agosto de 2019, a Polícia Federal apurou que a organização criminosa movimentou 5 toneladas de cocaína em um ano.

Os valores obtidos com o tráfico de drogas eram inseridos na economia formal através de simulação de prestação de serviço de transporte, declaração de produção de grãos inexistente, atividade pecuária na região de Deodápolis, empresa de locação de máquinas e equipamentos para a construção e outras aquisições de bens móveis e imóveis em nome de terceiros.

Os crimes investigados na Operação Geminus são tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Locais dos mandados de prisão:

Porto Alegre/RS: 01

Capão da Canoa/RS: 01

Taquara/RS: 02

Dourados/MS: 02

Maracaju/MS: 01

Deodápolis/MS: 02

Florianópolis/SC: 01

Camboriú/SC: 01

Locais dos mandados de busca e apreensão:

Porto Alegre/RS: 02

Viamão/RS: 01

Capão da Canoa/RS: 02

Taquara/RS: 02

Parobé/RS: 01

Florianópolis/SC: 01

Camboriú/SC: 02

Itajaí/SC: 01

Ponta Porã/MS: 02

Dourados/MS: 09

Maracaju/MS: 02

Deodápolis/MS: 04.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.