Buscar

PM de Ivinhema inicia ação no trânsito para fiscalização de embriaguez ao volante

Nas blitzes e abordagens, determinados veículos foram selecionados para verificação de seus condutores pelo consumo de álcool

Foto: Divulgação/PM

Cb image default

A 2ª Companhia de Polícia Militar de Ivinhema iniciou uma operação de fiscalização no trânsito, para o cumprimento da Lei Seca pelos motoristas. A ação começou nesse final de semana e se repetirá outras vezes.

Além de mantenedora da eficácia das normas legais, a operação cumpre com o papel de agente educadora, por meio da orientação e da conscientização de condutores de veículos nas vias públicas. Nas blitzes e abordagens, determinados veículos foram selecionados para verificação de seus condutores pelo consumo de álcool.

Durante a 1ª fase da fiscalização, foram realizados 18 testes, com quatro condutores que se recusaram a realizar o teste do etilômetro (bafômetro), 13 condutores com resultado de 0,00mg/L ( não haviam ingerido substâncias alcoólicas) e um condutor testou para 0,07mg/L, configurando infração gravíssima. Como resultado, cinco carteiras de habilitação foram recolhidas.

O comandante da 2ª Cia de Ivinhema, Neviton Lunardo da Silva ressalta que a ação visa além de fazer cumprir a lei, coibir os excessos praticados por alguns condutores. O oficial orienta como o motorista deve agir diante da abordagem policial:

1 – Mantenha a calma e seja educado: nervosismo e descontrole não irão ajudar. Respeite a figura do policial militar e siga as suas orientações;

2 – Não bebeu? Sopre o bafômetro com segurança, pois não há chances de você se prejudicar;

3 - Bebeu um pouco? Foi há muito tempo? Foi em pouca quantidade? Há quem faça os cálculos para ter certeza de que não será pego no bafômetro. Se você acredita que a partir dos seus cálculos você está livre, sopre o bafômetro;

4 – Chame um novo condutor: se você for autuado em uma Operação da Lei Seca, sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) será recolhida. Você pode chamar um amigo, familiar ou até mesmo o motorista do seguro para resgatar o seu carro no momento da abordagem, antes que seja removido para o pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Lembre-se, o novo condutor deverá fazer o teste do bafômetro para poder conduzir o veículo, então, nada de chamar o amigo que estava ingerindo bebidas alcoólicas com você.

O comandante ressalta ainda que para a eficiência na fiscalização, esses locais e horários escolhidos não serão divulgados previamente pela Polícia Militar .

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.