Buscar

PMA autua empresa paranaense em R$ 43 mil por poluição causada por combustível em acidente com morte na BR-267

Acidente ocorreu no último domingo (23)

Cb image default
Foto: Divulgação/PMA

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Batayporã deslocou-se na tarde deste domingo (23) para atender a uma ocorrência de um acidente, envolvendo dois caminhões, com derramamento de combustível e incêndio na rodovia BR 267, na altura do km 232 no município de Nova Alvorada do Sul.

Devido aos atendimentos de feridos e perícia no local, tendo em vista que houve uma morte, bem como o combate ao incêndio, a PMA acompanhou e orientou os trabalhos relativos ao combustível no solo.

O derramamento ocorreu em razão da colisão entre um caminhão que transportava embalagens plásticas e uma carreta bitrem, que transportava óleo diesel S500 (produto perigoso). A PMA calcula que foram derramados aproximadamente 43 mil litros de combustível dos 58 mil que estavam sendo transportados.

Nesta segunda-feira (24), a equipe passou o dia acompanhando uma empresa especializada em execução de plano de emergência contratada pela transportadora do combustível, que executava as ações de contenção e remoção do material. A empresa foi notificada a realizar a remoção de todo o material contaminante do solo, apresentando os resultados para a PMA no prazo de sete dias, que encaminhará os documentos ao Ministério Público Estadual, após a vistoria novamente no local do sinistro ao final dos trabalhos, conferindo os serviços apresentados nos relatórios da empresa.

A transportadora, com sede em Paranaguá (PR), foi autuada administrativamente e multada em R$ 43.000,00 por poluição. Os responsáveis também poderão responder por crime culposo de poluição. A pena neste caso é de seis meses a um ano de detenção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.