Publicado em 18/06/2021 às 08:50, Atualizado em 18/06/2021 às 12:58

PMA autua paulista em R$ 6,5 mil por derrubar árvores e enterrar a madeira ilegalmente em propriedade rural de Nova Andradina

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Divulgação/PMA

Policiais militares ambientais de Bataguassu realizavam trabalhos de orientação relativa aos incêndios na operação Prolepse, na fase informativa com orientações e distribuição de folhetos sobre o tema, nas propriedades rurais do município de Nova Andradina, quando em uma delas, localizada à margem da rodovia BR 267, nesta quarta (16) verificaram a derrubada de árvores nativas, buracos e madeira enterrada ilegalmente.

O infrator possuía a licença ambiental para derrubar as árvores isoladas, que estavam em meio a uma pastagem, que ele fazia a mudança no uso do solo, para plantio de lavoura e necessitava remover as árvores. Porém, qualquer exploração de material madeireiro com potencial econômico, as licenças condicionam o aproveitamento do material e o proprietário estava enterrando a madeira. Normalmente isso é feito, porque as árvores são esparsas e o custo da retirada da madeira é maior do que a venda do material , então, algumas pessoas enterram  para burlar a fiscalização.

No local foi encontrada uma máquina escavadeira abrindo as valas e outra máquina pá-carregadeira fechando-as com o material lenhoso nativo da supressão das árvores enterradas ilegalmente.

Além do crime da exploração ilegal da madeira, os policiais verificaram que a motosserra utilizada no corte das árvores não possuía Licença de Porte e Uso (LPU), o que também se caracteriza como crime ambiental. As máquinas e a motosserra foram apreendidas.

O infrator (54), residente em Santo Anastácio (SP), foi autuado administrativamente e multado em R$ 6.547,50.

Ele também responderá por crimes ambientais e poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção pela exploração irregular da madeira e ainda pelo uso ilegal de motosserra em vegetação, cuja pena é de três meses a um ano detenção.