Publicado em 14/09/2020 às 08:47, Atualizado em 14/09/2020 às 12:57

PMA de Bataguassu fiscaliza 22 embarcações e apreende 400 metros de rede

46 pessoas pescavam legalmente

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Foto: Divulgação/PMA

A Polícia Militar Ambiental de Bataguassu realizou fiscalização nos rios Paraná, Pardo, Taquarussu, Foz do Córrego Azul, entre a madrugada e início da noite de sábado (12), vistoriando vários ranchos de pesca e abordou 22 embarcações em atividade de pesca amadora e profissional, bem como pessoas que praticavam a pesca no barranco dos rios. Ao todo 46 pessoas pescavam legalmente.

De qualquer forma, este tipo de fiscalização preventiva não é só para evitar a pesca predatória. Uma das maiores preocupações da PMA é relativa aos petrechos proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca, que tem alto poder de captura e depredação de cardumes, além disso, há muita dificuldade em prender os autores, devido ao pouco tempo de exposição para armá-los nos rios.

Problema maior ainda, é que muitos abandonam os petrechos ou esquecem onde armaram, e o material continua matando peixes. Durante os trabalhos, as equipes retiraram dos rios, 12 redes de pesca, medindo aproximadamente 400 metros, armadas ilegalmente. As redes estavam cercando totalmente a Foz do Rio Taquarussu.

Foram soltos em torno de 10 kg de peixes vivos, que estavam presos aos petrechos ilegais, principalmente cascudo. Infelizmente, peixes mortos e apodrecidos pesando cerca de 20 kg também foram localizados em algumas redes abandonadas, que continuavam matando peixes.

Este tipo de material, quando é esquecido ou abandonado pelos pescadores, degrada cardumes, até sua decomposição total no rio, que pode durar muito tempo.

Por esta razão, mesmo que não sejam presos esses infratores, a intensificação deste tipo de fiscalização de retirada desses petrechos com alto poder de captura evita a degradação dos cardumes e também impõe prejuízo financeiro ao perderem o petrecho ilegal.