Publicado em 14/05/2021 às 07:59, Atualizado em 14/05/2021 às 12:11

PMA de Batayporã apreende bitrem com 54 m³ de madeira ilegal e autua proprietário de empresa em R$ 16 mil

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação/PMA

Policiais militares ambientais de Batayporã realizavam fiscalização ambiental no município de Ivinhema, quando nesta quarta (12), flagraram em uma madeireira, funcionários descarregando madeira que estava em uma carreta bitrem, acoplada a um caminhão tractor Volvo/FH 540, com placas de Itanhangá (MT).

Ao analisar o Documento de Origem Florestal (DOF-GF) da madeira serrada que era descarregada, os militares verificaram que na documentação constava que o transporte teria como origem o município de Itanhangá (MT) e como destino final a cidade de Apucarana (PR), portanto, o descarregamento estava em desacordo com o memorial descritivo de transporte que indicava na licença, o que se caracteriza como crime ambiental. Possivelmente o documento ambiental de transporte (DOF) não era da mesma carga.

Constatada a infração, os policiais efetuaram a cubagem da madeira que perfez 53.65 m³ e apreenderam o veículo e a carga. Também autuaram administrativamente a empresa madeireira que adquiriu a carga, com domicílio jurídico em Ivinhema, aplicando a multa de R$ 16.095,00. O responsável pela carga foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema e também responderá por crime ambiental. A pena prevista para este crime é de seis meses a um ano de detenção, e multa.