Publicado em 18/06/2020 às 14:00, Atualizado em 18/06/2020 às 17:49

PMA de Batayporã autua assentado em R$ 12 mil por derrubada ilegal de árvores

Fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (18)

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Fotos: Divulgação/PMA

Na manhã desta quinta-feira (18), em fiscalização no assentamento São João, Policiais Militares Ambientais de Batayporã visualizaram em um dos lotes do assentamento, uma pá carregadeira derrubando árvores ilegalmente e enterrando o produto vegetal.

No local, a equipe da PMA verificou que o assentado (52) havia contratado os serviços da máquina para derrubar diversas árvores isoladas pela raiz, em uma área de pastagem de 1,6 hectare, sendo que com a pá carregadeira cavava a valeta e enterrava toda a madeira e galhadas das árvores, para burlar a fiscalização, devido à falta da licença ambiental para a atividade.

De qualquer maneira, mesmo se possuísse a licença, não é permitido enterrar a madeira, pois em exploração vegetal, é necessário fazer o aproveitamento do material lenhoso.

As atividades foram interditadas, e a máquina e a madeira foram apreendidas. O infrator, residente em Batayporã, foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 12 mil. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção. O autuado ainda foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada, junto ao órgão ambiental competente.

Cb image default