Buscar

PMA de Batayporã desmonta acampamento de pesca em área protegida do Rio Ivinhema e apreende rifle ilegal

Cb image default
Imagem: Divulgação PMA

Policiais militares ambientais de Batayporã realizavam fiscalização no rio Ivinhema, nas proximidades da foz do Ribeirão Papagaio, no município de Nova Alvorada do Sul e localizaram na terça (15) um acampamento de pesca dentro da área protegida de matas ciliares do rio, que é considerada por lei como de Preservação Permanente (APP). 

A equipe vistoriou em volta do acampamento e encontrou perto das barracas, dentro de um arbusto, um rifle calibre 22, com marca e numeração ilegível. Os pescadores assumiram a responsabilidade sobre a arma e afirmaram que não possuíam documentação.

Nas barracas do acampamento foram encontrados e apreendidos 36 anzóis de galho (petrechos proibidos para a pesca), um fogão, três pendentes de iluminação, um gerador de energia, uma bateria e diversos utensílios de cozinha.

No momento da fiscalização não foi encontrado nenhum pescado, pois eles ainda estavam se instalando no local. O acampamento foi desmontado.

Um dos infratores já havia sido autuado no mês de setembro de 2018, pelo mesmo motivo (degradar área protegida) em um local próximo de onde estava. A preparação do acampamento era para que passassem alguns dias praticando pesca com os petrechos ilegais e possivelmente caça com a arma apreendida.

Os pescadores, de 36 e 56 anos, residentes em Nova Andradina, receberam a voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul, juntamente com o material apreendido, onde  foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por crime ambiental de construir e manter acampamento em Área de Preservação Permanente (APP), sem autorização do órgão ambiental competente.

A pena para o crime ambiental é de um a três anos de detenção. Para a posse ilegal de arma é de um a três anos de reclusão. Eles também foram autuados administrativamente e multados em R$ 5.000,00 cada um, pela infração ambiental.

Cb image default

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.