Publicado em 08/09/2020 às 11:13, Atualizado em 08/09/2020 às 15:27

PMA de Batayporã e Imasul autuam pescadores com pintado de 40 quilos

Flagrante ocorreu nas águas do Rio Ivinhema

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã e fiscais do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que trabalham na operação Big Fish II, autuaram, nas últimas horas, dois pescadores paulistas que capturaram com petrecho ilegal um peixe pintado acima da medida, pesando 40 quilos.

Os homens, residentes em Novo Horizonte (SP) e Itajobi (SP) foram flagrados no Rio Ivinhema, município de Angélica.

Durante abordagem à embarcação onde eles estavam, foi localizado um exemplar de peixe nativo da espécie pintado, medindo 152 centímetros, ou seja, acima da medida permitida para a espécie que é de 125 centímetros.

O pescado encontrava-se com uma perfuração profunda na parte ventral ocasionada por um objeto conhecido como "bicheiro", utilizado para a retirada de pescado de grande porte do leito do rio após capturado.

Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

Os pescadores amadores afirmaram que capturaram o peixe com a utilização de anzol de galho - petrecho proibido para pescador amador - e mostraram os pontos onde sete anzóis de galho estavam instalados, inclusive, o que capturou o pintado.

Diante dos fatos, os pescadores receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Angélica, juntamente como material apreendido, onde eles foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória, cuja pena é de um a três anos de detenção.

Os infratores, de 39 e 50 anos, também foram autuados administrativamente e multados em R$ 2.320,00 cada um. Depois de periciado, o peixe será doado para uma instituição filantrópica.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!