Buscar

PMA de Batayporã e PMR prendem e autuam casal paulista em R$ 50 mil por transporte de filhotes de papagaios retirados ilegalmente dos ninhos

Cb image default
Imagem: Divulgação/PMA

Policiais militares ambientais que trabalham na "operação Bocaiúva", contra o tráfico de animais silvestres, especialmente neste período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc.), foram acionados por policiais militares rodoviários e prenderam nesta segunda (15) à tarde, um casal que transportava cinco filhotes de papagaio da espécie Amazona aestiva, conhecido popularmente como papagaio-verdadeiro ou papagaio-comum.

Os animais foram encontrados no porta-malas do veículo dos infratores, um VW Fox com placas de São Paulo, dentro de um uma caixa de papelão, sem atender as condições mínimas de bem estar animal. 

Os filhotes e o veículo foram apreendidos. O casal, residente em Birigui (SP), afirmou que havia comprado os papagaios na cidade de Fátima do Sul e os levaria para sua cidade, para presentear parentes, porém, a PMA suspeita que eles levariam as aves para comercializá-las.

Os infratores, de 19 e 33 anos, receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil da cidade e responderão por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. 

Eles também foram autuados administrativamente pelas infrações e foram multados em R$ 25 mil cada um. As aves parecem ter sido retiradas de ninhos diferentes, pois eram de tamanhos diferentes e não apresentavam ferimentos aparentes. Elas foram alimentadas e serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), que é o responsável pela reintrodução dos bichos na natureza.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.