Publicado em 24/10/2021 às 15:10, Atualizado em 24/10/2021 às 18:39

PMA de Batayporã surpreende pescadores em lancha e apreende redes, anzóis de galho, revólver e munições

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação/PMA

Policiais militares ambientais de Batayporã, que trabalham na operação Hot Point, realizavam fiscalização preventiva no Rio Ivinhema e apreenderam redes de pesca, anzóis de galho e arma de fogo e munições que eram utilizadas por infratores neste sábado (23). 

Às 21h, a equipe se deparou com quatro pescadores em uma lancha com motor potente, os quais estavam armando redes de pesca (petrechos proibidos), nas proximidades do Rio Guiraí, no município de Taquarussu, já na área do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que é uma unidade de conservação e, portanto, proibida a pesca.

Ao avistarem as luzes e perceberem que era a fiscalização da PMA, os infratores fugiram em alta velocidade, apesar dos ventos e chuva fortes. Os policiais, mesmo com os riscos pela escuridão e a tempestade, mantiveram perseguição, porém, os elementos ganharam espaço e pararam em um acampamento, onde dois indivíduos desceram, pegaram um veículo e fugiram. Os infratores embarcados continuaram em fuga e, devido a alta potência da lancha, os criminosos conseguiram escapar.

A equipe voltou ao acampamento e encontrou escondido em meio à vegetação um revólver calibre 38, marca Smith Wesson, municiado com seis munições e mais cinco em um coldre. 

Nas imediações do acampamento, a equipe retirou duas redes de pesca do rio e 35 anzóis de galho, que provavelmente tinham sido armados pelos fugitivos. Durante a fiscalização preventiva, no período diurno, os policiais já haviam abordado seis embarcações de pesca e 19 pescadores.

A manutenção da fiscalização evita que infratores como os fugitivos possa degradar os cardumes. Além disso, a retirada destes petrechos precisa ser constante, tendo em vista, a grande capacidade de captura e ocasionamento de mortes dos peixes por esse tipo de material. 

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!