Publicado em 04/11/2020 às 11:10, Atualizado em 04/11/2020 às 21:09

PMA e Imasul deflagram operação piracema em todos os rios do Estado

Período de defeso se estende até 28 de fevereiro de 2021

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

A partir desta quinta-feira (05), em todos os rios que cortam o território de Mato Grosso do Sul, inicia-se o período de defeso para a proteção da piracema, a época reprodutiva da maioria das espécies de peixes das duas bacias que cortam o Estado (Paraná e Paraguai). Este período se estende até o dia 28 de fevereiro de 2021, em todos os rios de Mato Grosso do Sul e contará com fiscalização da Polícia Militar Ambiental (PMA) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Com o início da piracema, a estratégia de fiscalização mantida durante o mês de outubro será alterada, visto que não mais haverá pescadores nos rios, a não ser aqueles que poderão praticar algumas modalidades, como a pesca de subsistência e a científica, devidamente autorizadas, bem como nos lagos das Usinas do Rio Paraná, onde poderá haver pesca de peixes exóticos e não nativos da bacia.

A estratégia de fiscalização será a que tem dado certo em todos os anos, ou seja, continuar monitorando os cardumes e cuidando deles, principalmente nos pontos em que são mais vulneráveis à pesca predatória, que são as cachoeiras e corredeiras. Em vários pontos onde existem cachoeiras e grandes corredeiras serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

Contando com um efetivo de 320 policiais nas 26 Subunidades em 20 municípios, a PMA informa que o esquema especial já começa com a manutenção dos policiais e fiscais do Imasul, que estão desde o dia 29 de outubro trabalhando na Operação Ictiofauna, no intuído de dissuadir a possível intenção de algum pescador a continuar atuando depois do período fechado.

A tecnologia de drones, que já foi utilizada durante a pesca aberta, também será fundamental durante o período de defeso, especialmente, para acompanhar os cardumes e para evitar pesca com petrechos ilegais. O uso desses aparelhos é importante na fiscalização em virtude de que muitos que praticam pesca predatória possuem uma rede de informantes que avisam, via telefone, quando os policiais saem para a fiscalização nos rios, o que torna difícil a prisão dos infratores.

Além da prevenção e repressão à pesca predatória, o controle de estoques dos estabelecimentos que comercializam pescado, tanto na capital quando no interior, será feito de maneira mais efetiva, para evitar que peixarias e outros estabelecimentos adquiram pescado irregular, evitando assim, a captura nos rios, pois se não há para quem vender, certamente, o pescador não irá arriscar-se a capturar peixe neste período.

Em caso de denúncias ou para obterem mais informações, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a PMA em Campo Grande, pelo telefone (67) 3357-1500 ou nas unidades do interior do Estado. Para atendimento no Vale do Ivinhema, o contato válido é da PMA de Batayporã (67) 3443-1095.

Entre em contato com o Nova News 

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!