Buscar

PMA usa imagem de satélite e autua paranaense em R$ 21 mil por desmatamento ilegal de áreas protegidas em Batayporã

Proprietário foi identificado neste sábado (26)

Cb image default
Foto: Divulgação/PMA

Após descobrirem um desmatamento ilegal por imagem de satélite, policiais militares ambientais de Batayporã realizaram fiscalização ambiental em uma propriedade rural no município e autuaram neste sábado (26) o dono, por crime ambiental de desmatamento sem autorização ambiental em áreas protegidas.

A vistoria ocorreu na sexta (25) e neste sábado o proprietário foi identificado e autuado por ter realizado o desmate de 2,30 hectares, sendo 2 hectares em vegetação nativa do bioma de Mata Atlântica e 0,30 hectare, em área de reserva legal, ambas protegidas por lei. O desmatamento sem autorização do órgão ambiental aconteceu há algum tempo e a PMA teve que utilizar sobreposição de imagens de satélites temporais para conseguir comparar e definir a área desmatada. A aferição foi feita com uso de GPS.

No local onde estava a vegetação, a terra já estava gradeada para o plantio de lavoura. Parte da madeira produto do desmate, já havia sido explorada e  não se encontrava mais no local. Outra parte se encontrava caída à margem de um capão e em pequenas leiras. As atividades foram interditadas na área irregular.

O infrator (78), residente em Andirá (PR), foi autuado administrativamente e multado em R$ 21.000,00. O proprietário também responderá por crime ambiental. A pena é de um a três anos de detenção, agravada por ser área protegida. Ele foi notificado a apresentar Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental, em prazo de 30 dias.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.