Publicado em 12/08/2025 às 12:19, Atualizado em 12/08/2025 às 16:24
Na última sexta-feira (08), uma operação conjunta entre o 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BBP) e o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA), por meio da unidade de Batayporã, resultou na desocupação de uma área de reserva legal no Assentamento Teijin, em Nova Andradina. A ação foi motivada por denúncia e constatou a ocupação irregular e a supressão de vegetação nativa em área protegida.
A operação teve início às 06h30 e se estendeu até as 20h30, contando com o apoio da Força Tática e do Batalhão de Polícia Militar Rural.
No local, foram identificados cerca de 40 barracos de madeira e lona construídos no interior da reserva. Apesar de a maioria estar desocupada, oito pessoas foram flagradas e assumiram a responsabilidade pela limpeza da vegetação para erguer as estruturas. Parte da madeira utilizada foi extraída de áreas mais densas da própria reserva.
De acordo com a legislação ambiental, as reservas legais têm papel fundamental na preservação da biodiversidade, servindo de abrigo para a fauna e flora nativas. A intervenção constatada no local interrompeu o processo natural de regeneração da área, configurando infração ambiental.
Diante dos fatos, os oito ocupantes foram conduzidos à Delegacia de Polícia e autuados administrativamente em R$ 5 mil cada. Após diligências, um outro homem também foi identificado como autor do dano ambiental, razão pela qual também foi autuado. O total das multas aplicadas chegou a R$ 45 mil.
Todos os barracos foram desmontados e o material retirado da reserva. Aos envolvidos foi concedido prazo para a retirada de seus pertences, sendo a ação concluída de forma pacífica, sem registro de resistência. (As informações são da PMA).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.