Publicado em 08/11/2025 às 08:41, Atualizado em 08/11/2025 às 12:47
Conforme reportagem do Cenário MS, quatro homens foram presos na manhã desta quinta-feira (6) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na MS-395, durante ações da Operação Conatus, voltada ao combate à criminalidade na região. Eles são suspeitos de furto qualificado e associação criminosa.
Durante a abordagem ao veículo em que estavam, os policiais encontraram aproximadamente 200 quilos de cabos de cobre, ainda com terra e acomodados no banco traseiro e porta-malas, indicando que o material havia sido retirado recentemente. Dentro do carro também foram apreendidas ferramentas e lanternas normalmente utilizadas nesse tipo de subtração.
Os suspeitos, moradores de Bataguassu, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município. Conforme a Polícia Civil, eles confessaram que levariam o material até Três Lagoas, onde seria vendido.
Diante das evidências, foi realizada a autuação em flagrante, e a autoridade policial representou pela conversão da prisão em preventiva. O pedido encaminhado ao Poder Judiciário destaca a gravidade da conduta e o risco de continuidade delitiva.
A prisão integra uma série de ações de reforço no policiamento em áreas rurais e vias secundárias de Bataguassu e cidades próximas, devido ao aumento de furto de cabos e fiações, prática que tem causado prejuízos a propriedades rurais e afetado serviços essenciais.
O município registrou 188 furtos em 2023. No ano seguinte, esse número subiu para 250. Em 2025, até 14 de outubro, já foram contabilizadas 181 ocorrências.
As investigações seguem em andamento para identificar possíveis outros envolvidos, incluindo receptadores responsáveis por alimentar o comércio clandestino do material furtado.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.