Buscar

Ativo nas redes sociais, Amarelinho recorre a grupos de WhatsApp para atacar jornal

Articulador da “Taxa do Lixo”, vereador é famoso por suas publicações, que vão desde a redução do salário dos vereadores, antes de ser eleito, até “desejo” para que população buscasse “as mercadoria lá no anel viário, e que buscasse de carriola”

Cb image default
Imagem: Arquivo/Nova News

Assíduo nas redes sociais, o presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, vereador Amarelinho (MDB), preferiu mais uma vez recorrer aos meios digitais para se manifestar atacando o Nova News.

A manifestação ocorreu horas depois do site publicar uma notícia informando sobre a possibilidade dos servidores do Legislativo passarem o Carnaval sem os seus salários depositados.

O fato já teria, inclusive, sido comunicado aos servidores na quarta-feira (19), pela manhã, durante uma oração matinal. Há mais de 10 anos, o pagamento ocorre sempre por volta do dia 20, data limite para o repasse do duodécimo pela Prefeitura Municipal.

O Nova News obteve a informação na sexta-feira (21), mas optou por aguardar até as 11h30 de sábado (22) para publicar, quando site foi comunicado de que o dinheiro deveria estar na conta logo pela manhã.

Assim que obteve a informação, no dia 21, o jornal procurou imediatamente o 1º secretário, vereador Robertinho Pereira (MDB). Na ocasião, ele disse que o pagamento não foi efetuado dia 20 devido à falta de energia na Prefeitura, mas garantiu que seria efetuado no sábado (22).

"A ordem de pagamento do duodécimo não foi feita dentro do horário em que seria possível o envio das remessas de pagamento por falta de energia na Prefeitura e, por tal razão, as remessas foram enviadas na sexta-feira (21), no primeiro horário, para que no último sábado (22), logo cedo, estivessem disponíveis nas contas dos servidores e vereadores", disse.

Conforme informado pelo parlamentar em entrevista ao Nova News, no decorrer do dia 22 os vencimentos foram pagos. Assim que obteve a confirmação, a reportagem, de imediato, publicou um novo material informando a população quanto à movimentação dos recursos públicos.

Cb image default
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Entretanto, sem procurar qualquer contato com a reportagem, Amarelinho recorreu a grupos de WhatsApp para atacar o jornal. “Isso é uma covardia, uma empresa de comunicação fazer essa matéria. Salário dos funcionários da Câmara municipal já foi pago, e para informação a Câmara municipal de Nova Andradina, a muitos anos faz o pagamento dos salários no dia 21 ou 22 de cada mês. Pois o duodécimo cai no dia 20, e portanto esse mês como nesse dia 20 a prefeitura estava sem energia elétrica por queima de transformador. E fez o repasse do duodécimo no dia 21 e o financeiro da Câmara municipal fez as remessas dos pagamentos sendo liberados hoje dia 22 de fevereiro”, escreveu o parlamentar (os erros de português foram conservados para manter a fidelidade da declaração).

Cb image default
Imagem: Reprodução/Facebook

Ativo nas redes

Essa não é a primeira vez que o vereador recorre às redes sociais para se manifestar. Antes mesmo de ser eleito, ele já era conhecido por suas postagens. Em 2015, por exemplo, ainda sem mandato, era defensor de um movimento que se espalhou pelo país visando reduzir os salários dos parlamentares.

No ano que antecedeu a sua primeira eleição, Amarelinho postou no Facebook uma mensagem pedindo que fosse fixado o pagamento de um salário mínimo para os vereadores, na época R$ 788,00.

"Eu gostaria que aqui em Nova Andradina fosse assim [...] que todos façam por amor a cidade exercer suas funções e não pelo salário que hoje recebem", escreveu ele, marcando todos os vereadores que exerciam mandato na legislatura anterior.

No mesmo post, Amarelinho, que deve pleitear a reeleição em 2020, também "desejou" que “o cargo de vereador não seja um cabide de emprego”. No entanto, há pouco mais de três anos no cargo de vereador (sendo um ano e um mês como presidente), Amarelinho não apresentou nenhum projeto coerente com as ideias que defendia quando ainda não estava na função.

Taxa do Lixo

Já no cargo, o parlamentar também buscou as redes sociais para tentar viabilizar a aprovação e defender um dos projetos mais polêmicos propostos na atual gestão, a Taxa do Lixo.

Como se sabe, o projeto foi aprovado, contando com os votos contrários dos vereadores: Wison Almeida (PT), Sandro Hoici (DEM), Marião da Saúde (PL), Deildo Piscineiro (PSDB), Tomaz (PV) e Quemuel Alencar (PDT).

Em outro vídeo, publicado em julho de 2018, mas excluído posteriormente (confira abaixo), o parlamentar polemizou mais uma vez nas redes sociais ao comentar a estrutura viária de Maringá, ironizando que o município paranaense estaria errado enquanto “bom é Nova Andradina”.

PGlmcmFtZSBpZD0iXzU3cHhpMTEzYyIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC80aE1ISkxZeU5HZz9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Na época, o país vivia com o fim recente da greve dos caminheiros, enquanto, em Nova Andradina, aumentavam as queixas da população sobre o volume de carretas que trafegavam pela área central da cidade em virtude das obras do contorno rodoviário.

Em determinado momento do vídeo, Amarelinho chegou a dizer: “tem que expulsar os coitados [caminhoneiros] que traz o alimento pra dentro do município, transporta os produto. Eu queria que os caminheiros não entrasse mais em Nova Andradina e que o povo tivesse que buscar as mercadoria lá no anel viário, e que buscasse de carriola, ai ficava bom”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.