Publicado em 24/11/2020 às 08:15, Atualizado em 24/11/2020 às 12:34

Audiência nas redes sociais não influenciou eleitores em Nova Andradina

Mesmo com milhares de seguidores, candidatos não somaram votos suficientes

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Enganou-se quem acreditou que a internet, ao menos em Nova Andradina, teria papel fundamental nestas eleições, especialmente devido ao distanciamento social em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. Candidatos com milhares de seguidores tiveram centenas (alguns deles dezenas) de votos e não conseguiram repetir na vida real o mesmo sucesso que tem nas telas dos smartphones.

Candidato à reeleição, o vereador Ricardo Lima (DEM) é um deles. Em sua página no Instagram, o parlamentar tem 16,2 mil seguidores, enquanto, no Facebook, são mais 6.625, contudo, nas urnas, obteve 274 Votos.

O vereador teve poucos votos a mais que Heitor Honda (PSL), que obteve 259 votos e soma, nas redes sociais, 3.136 seguidores, no Instagram, e outros 5 mil amigos no Facebook, porém, diferentemente de Ricardo, o pesselista disputou sua primeira eleição em 2020, enquanto o parlamentar estava em seu quarto pleito seguido.

Ainda com pouco mais de duas centenas de votos está o candidato Sargento Nivaldo (PSL), escolhido por 246 eleitores. Ele possui 1.274 mil seguidores no Facebook e protagoniza vídeos que ultrapassam a marca de 12 mil visualizações únicas na rede social.

Mas em uma eleição em que praticamente todos os candidatos tiveram poucos votos, se comparado com pleitos anteriores, em virtude do número recorde de candidatos por conta da nova regra para eleição proporcional, a votação acima de 200 pode ser considerada expressiva, tanto que, pela primeira vez em anos, Nova Andradina terá um vereador eleito com 210 votos, Josenildo Ceará, do PT.

Com 19 votos atrás do parlamentar eleito, está Edinho Anão (PCdoB). O comunista obteve 191 votos, montante bem inferior ao número de pessoas que o segue nas redes sociais. São 7.905 no Instagram e outros 4.986 amigos no Facebook.

No entanto, somar 25 votos pode ser indigesto para quem conta hoje 2.118 seguidores no Instagram, além de outros 4.093 amigos no Facebook, como foi o caso do radialista Leonardo Júnior (DEM).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!