Buscar

Candidatos têm até abril para definirem partidos políticos; Hashioka é especulado no PDT

Cb image default
Cartório Eleitoral em Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

A contagem regressiva para as eleições 2022 já começou e, com ela, os seus prazos. Faltando menos de 10 meses para o pleito, as regras devem ser cumpridas, sob pena de indeferimento do registro de candidatura.

Entre as normas está a que estabelece o tempo mínimo de filiação, seis meses antes das eleições. Dessa forma, até 02 de abril os candidatos já devem estar inseridos em suas respectivas agremiações.

Na região do Vale do Ivinhema, a maior indefinição, pelo menos até o momento, é quanto ao destino do ex-prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, pré-candidato a deputado federal e que está no PSDB desde 2015, quando deixou o MDB para regressar ao ninho tucano.

Ao Nova News, o ex-secretário de Estado reiterou sua identificação com o PSDB, mesmo partido de sua esposa, a ex-deputada estadual Dione Hashioka, que está na legenda a mais de 20 anos, e garantiu que seguirá ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Todavia, conforme já noticiado pelo Nova News, Hashioka tem sido sondado por outras siglas, como o PODEMOS, que recentemente anunciou a filiação do ex-juiz Sérgio Moro. Quem também está de olho no ex-prefeito é o PDT.

Além da filiação, outro prazo que os candidatos devem estar de olho é o de desincompatibilização, que varia de três a seis meses antes do pleito eleitoral, de acordo com o cargo pretendido pelo futuro candidato.

Já aqueles que detêm cargo eletivo, mas pretendem trocar de partido, a janela de migração começa em 3 de março e vai até 1º de abril, desde que considerada justa causa a mudança de partido pelos detentores de cargo de deputado federal, estadual e distrital para concorrer a eleição majoritária ou proporcional.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.