Publicado em 30/06/2020 às 08:23, Atualizado em 30/06/2020 às 12:28

Com “medalhões” e novatos, MDB terá briga voto a voto em chapa de vereadores

Vice-prefeito Nenão acredita que partido elegerá pelo menos três representantes

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Último grande encontro do MDB em Nova Andradina ainda em 2016, com a presença do ex-governador André Pucinelli - Foto: Arquivo/Nova News

O MDB terá briga voto a voto em sua chapa de vereadores. A previsão é do vice-prefeito de Nova Andradina, Nenão, que destacou a mescla de “medalhões”, como o ex-prefeito Luiz Carlos Ortega, com novas lideranças “testadas” pela primeira vez nas urnas em 2016.

Ainda assim, segundo as previsões do dirigente, “muita gente boa vai ficar de fora”. “Pra mim, o MDB faz três vereadores, com a possibilidade de quatro. Muita gente boa vai ficar de fora, muito candidato bom não vai conseguir entrar, infelizmente, mas faz parte da política”, frisou.

Na ocasião, Nenão lembrou que ele, por exemplo, disputou quatro eleições até conquistar seu primeiro mandato, em 2012. Já sobre a estimativa de vagas nestas eleições, o emedebista destacou que fez as projeções com base no chamado “quociente eleitoral”.

Com o fim das coligações partidárias proporcionais para as eleições municipais de 2020, esse assunto tornou-se ainda mais relevante. Conforme o art. 8º da Resolução do TSE n.º 23.611/2019, o quociente eleitoral é “determinado pela divisão da quantidade de votos válidos apurados pelo número de vagas a preencher (...)”.

De acordo com Nenão, a expectativa é que, para uma chapa com 20 candidatos eleger um vereador, seja necessário dois mil votos. Para atingir esse índice, cada um deles teria que receber uma média de até 100 votos. Aquele que obtivesse 101, por exemplo, seria hipoteticamente o eleito.

Para isso, o MDB escalou um “timaço”, como classificou Nenão. “Já temos dois vereadores [Amarelinho e Robertinho], e pré-candidatos como o ex-prefeito Ortega, o Luciano Leal que é o nosso suplente, a Márcia Lobo e o Fábio Zanata, que já foram muito bem votados nas últimas eleições. O nosso amigo Andrade, o Sidney, um rapaz com grande envolvimento”, elencou.

“Acredito que se o MDB fizer três vereadores vai ser um número grandioso”, sintetizou Nenão. Para isso, a sigla deveria alcançar pelo menos 6 mil votos. Se a chapa contar com 20 candidatos, seriam necessários cerca de 300 votos por candidato, em média, para alcançar a bancada esperada.