Buscar

Com Vicente Lichoti e Marcos Dan, PCdoB e PT estabelecem critérios para definir candidato da Federação “Brasil da Esperança”

Cb image default
Professor Luiz Tadao - Imagem: Bárbara Ballestero - Arquivo

O clima político em Nova Andradina esquenta à medida que se aproximam as eleições municipais, e as tratativas entre os partidos aliados têm sido tema de intenso debate. 

Em meio a esse cenário, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), professor Luiz Tadao, reforçou seu apoio à pré-candidatura própria do PT à prefeitura, em detrimento da postulação de Vicente Lichoti, representante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ambos os partidos são integrantes da Federação Brasil da Esperança.

Por conta da Federação Brasil da Esperança, que reúne também o Partido Verde (PV), todos os partidos que a compõem devem agir como uma única entidade política, lançando apenas um candidato à prefeitura e uma chapa conjunta de candidatos a vereador. Essa determinação tem gerado intensos debates internos, especialmente entre os pré-candidatos de cada partido.

Em entrevista ao Nova News, Tadao destacou que embora reconheça o direito de Vicente Lichoti de almejar a candidatura, ele enfatiza que o PT possui um histórico político robusto na região, o que credencia o Partido dos Trabalhadores como a legenda mais apta a representar a federação nas eleições municipais. No município, a sigla já lançou Marcos Dan como pré-candidato a prefeito.

"Há 15 dias, o presidente nacional do PT esteve aqui discutindo alguns pontos [para a definição do candidato] e pesquisa é um dos critérios, mas não é só pesquisa que vai definir, deixamos isso bem claro para o Vicente e para a presidente do PCdoB. Nós entendemos que o PT tem um acúmulo político muito grande. Afinal de contas, vem disputando as últimas eleições majoritárias, mesmo sozinho, sem outros partidos juntos. É o maior partido da federação. Então, tudo isso tem que ser colocado na hora de decidir, né? Não é tão fácil assim para outra pessoa querer disputar, no caso de querer ser candidato a prefeito, porque querer é uma coisa. Agora tem esse critério para ser colocado na mesa de negociação, né?”, explicou Tadao.

O presidente do PT de Nova Andradina ainda ressaltou o peso das bancadas do partido tanto no estado quanto no Congresso Nacional, assim como o respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como fatores que fortalecem a candidatura petista no município.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.