Publicado em 19/10/2020 às 14:06, Atualizado em 19/10/2020 às 18:10

Devido lei eleitoral, Gilberto não participou de solenidade em que Amarelinho estava presente

Coligação ingressou com ação de investigação judicial eleitoral pedindo a cassação do registro de candidatura à reeleição do presidente da Câmara Municipal, vereador Amarelinho, do MDB

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Devido lei eleitoral, Gilberto não participou de solenidade em que Amarelinha esteva presentem - Foto: Divulgação

Devido à legislação eleitoral, o prefeito Gilberto Garcia (PL) não participou da solenidade de assinatura do documento que autoriza a construção da ponte sobre o córrego Umbaracá, ocorrido na sala de audiências, anexo ao gabinete do Executivo Municipal, na manhã do último dia 13 de outubro.

Por conta disso, a Ordem de Execução de Serviço foi assinada pelo engenheiro e secretário municipal de Infraestrutura, Júlio César Castro Marques, e pela empresa ganhadora da concorrência pública, a JV Engenharia Eirele EPP, com sede na cidade de Dourados, representada pelo engenheiro civil João Vicente Antônio.

Diferentemente do prefeito, no entanto, as imagens do evento mostram a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Amarelinho (MDB), sentado ao lado do secretário municipal de Infraestrutura. Por ser candidato à reeleição, foi ingressada ação de investigação judicial eleitoral para apurar a presença do parlamentar no ato em plena campanha eleitoral.

O documento foi enviado à Justiça, com cópia para manifestação do Ministério Público. Nele, o advogado Thadeu Modesto, da coligação “Pelo Progresso de Nova Andradina, alega que o parlamentar, “aproveitando-se da influência política e do uso dos bens pertencentes à administração pública, praticou condutas que violaram o princípio da isonomia no processo eleitoral em prol da sua candidatura em prejuízo aos demais candidatos”.

Para o advogado, a presença do vereador se caracteriza de “cunho eleitoreiro nas vésperas das eleições e com requinte de abuso de poder político”, em benefício próprio, por ser “i) uma obra de alto valor; ii) prazo exíguo de execução (quase do período de campanha eleitora); iii) de notória repercussão e clamor popular”.

“Dessarte, a conduta do representado em se utilizar de uma cerimônia - em período vedado - de lançamento de uma obra de suma importância para o município certamente desequilibra o pleito eleitoral face os demais candidatos que não gozam do mesmo poder político daquele Presidente da Câmara de Vereadores”, completou o advogado.

A ação também pede a inelegibilidade de Amarelinho, “bem como a pena de cassação de seu registro de candidatura ou, em caso de julgamento após o pleito e em caso de eleição destes, do diploma, e por consequência do mandato”. O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Andradina deve ser notificado nos próximos dias, para apresentar sua defesa.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!