Publicado em 24/08/2020 às 11:01, Atualizado em 24/08/2020 às 15:37

Diretório municipal do MDB é enfim destituído e pré-candidatura de Ibrahim confirmada

Ex-governador André Puccinelli destituiu diretório local e confirmou Edson Ibrahim como pré-candidato do MDB em Batayporã

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Foto: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Depois de quase um ano, parece ter chegado ao fim a disputa entre o atual prefeito Jorge Luiz Takahashi e o ex-prefeito Edson Perez Ibrahim, ambos do MDB. Nesta segunda-feira (24), André Puccinelli, ex-governador e ainda mandatário maior da legenda no estado, anunciou oficialmente a destituição do diretório municipal da legenda, criando uma comissão provisória e garantindo, desta forma, o direto do ex-gestor a concorrer pelo partido nas eleições de novembro.

Esta decisão já tinha sido antecipada pelo Nova News ainda no final do mês de junho, quando o site ouviu do ex-governador que a medida extrema seria tomada. De acordo com André, pesquisas internas apontam que Ibrahim seria o único nome do partido no município com chances reais de vencer as eleições. No município, Edson ira travar a disputa contra o atual vereador Germino Róz, do PSDB, que há pouco mais de dois meses já anunciou sua pré-candidatura a prefeito no município.

Fogo amigo no MDB

Jorge Luiz Takahashi e Edson Perez Ibrahim vinham há pouco mais de um ano travando uma verdadeira “queda de braço” para se manterem à frente do comando da legenda e disputar a prefeitura local.

Takahashi vinha mostrando força, e nos últimos meses, “oxigenou” a legenda. Hoje o partido, graças às tratativas do atual prefeito, conta com seis vereadores, sendo que praticamente todos eles apoiam sua reeleição. Todas essas articulações não foram suficientes e o gestor acabou sendo preterido por Puccinelli.

Por outro lado, o ex-prefeito Edson Ibrahim, “correndo por fora”, parece ter conquistado a simpatia da maioria dos membros do diretório regional. Edson administrou o município de 2008 a 2012, mas na época, com a popularidade em baixa, preferiu recuar da disputa, indicando na oportunidade seu vice, José Miguel, que dias depois, também veio desistir da disputa.

Recentemente, o presidente do partido em Batayporã, vereador Mauricio Ribeiro, disse ao Nova News que quem iria definir o futuro da legenda no município seria o ex-governador André Puccinelli, líder maior da sigla no Estado, fato este confirmado nesta segunda-feira.

O MDB é o partido que mais administrou Batayporã em toda a história do município. Somados todos os anos em que a legenda esteve à frente do comando do Executivo Municipal, já se passam mais de três décadas. Os atuais membros do partido vêm, nos últimos meses, lutando para manter o grupo unido e, desta forma, vencer as próximas eleições, continuando com a hegemonia.