Publicado em 20/05/2025 às 08:49, Atualizado em 20/05/2025 às 12:51
Lançada oficialmente no fim de semana, a candidatura do deputado federal Vander Loubet ao comando do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso do Sul pode provocar uma reorganização interna do partido em Nova Andradina, onde a legenda é historicamente controlada por um mesmo grupo político.
Caso Loubet vença a disputa, cresce a expectativa de fortalecimento da ala liderada pelo vereador Josenildo Ceará, principal aliado do parlamentar na cidade. Apesar de reeleito em 2024 com 596 votos — um crescimento de 184% em relação a 2020 —, Ceará segue fora da direção municipal do partido.
A presença de Edinho Silva, candidato à presidência nacional do PT, no lançamento da campanha de Loubet sinaliza o peso político da disputa. Em Nova Andradina, o reflexo direto pode ser o início de um novo ciclo de lideranças dentro do partido, rompendo com a hegemonia mantida há quase duas décadas pelo mesmo grupo.
Atual presidente do diretório local, Tadao concorreu como vice-prefeito nas eleições de 2024 na chapa encabeçada por Marcos Dan. Junto com a chamada “Família Dan”, representa a linha de frente que tem comandado o partido no município desde os anos 2000.
A possível ascensão de Loubet no comando estadual desafia esse arranjo. Ao lado de Ceará, o PT em Nova Andradina conta hoje também com o vereador Adelar Belo, formando uma base parlamentar que pode ganhar mais protagonismo caso o comando estadual se alinhe com nomes fora da estrutura atual.
O contraste entre o discurso e a prática interna do PT local também chama atenção. Nas últimas campanhas, o partido foi crítico ao revezamento de poder entre os ex-prefeitos Roberto Hashioka e Gilberto Garcia. No entanto, internamente, segue sob o controle de um mesmo grupo político há anos.
O PT deve eleger seus novos representantes no Estado e nos município já no próximo mês.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.