Publicado em 04/04/2025 às 08:07, Atualizado em 04/04/2025 às 12:11

Em busca de adesões, nova diretoria da União das Câmaras de MS mira Nova Andradina e cidades da região

José Portela , Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

Com a nova diretoria eleita, a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS) tem entre suas metas ampliar o número de filiações de municípios ao longo do estado. Na região do Vale do Ivinhema, apenas as câmaras de Taquarussu, Angélica, Anaurilândia e Ivinhema fazem parte da entidade. Agora, a diretoria recém-eleita pretende buscar a adesão de câmaras estratégicas, incluindo Nova Andradina.

O presidente eleito, Daniel Júnior (PP - Dourados), já manifestou interesse em aumentar a representatividade da UCVMS, tomando como exemplo a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), que reúne os 79 municípios do estado. O objetivo é fortalecer o Legislativo Municipal e ampliar o alcance das pautas defendidas pela entidade.

Além de Nova Andradina, cidades como Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Novo Horizonte do Sul e Santa Rita do Pardo também estão no radar da nova gestão. A expectativa é que, após a posse da diretoria, prevista para ocorrer dentro de 30 dias, um cronograma de visitas e diálogos com os legislativos municipais seja iniciado.

O vice-presidente eleito, Junior Coringa (MDB - Campo Grande), destacou que uma das primeiras medidas será entrar em contato com as câmaras não filiadas para entender os motivos da ausência e apresentar propostas que tornem a adesão mais atrativa. "Nosso foco é recuperar a credibilidade da instituição e mostrar a importância da união entre os legislativos municipais", afirmou.

A diretoria também deve discutir mudanças no estatuto da UCVMS, incluindo a redução do tempo de mandato do presidente para evitar longos períodos no comando da entidade. Essas medidas fazem parte do compromisso da nova gestão de tornar a instituição mais representativa e acessível a todas as câmaras municipais do estado.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.