Buscar

Em queda de braço com Takahashi, Ibrahim pode levar a melhor e assumir comando do MDB em Batayporã

Contando com a possibilidade de perder a queda de braço, Edson Ibrahim, que está no páreo brigando pelo comando do MDB, já teria buscado refúgio junto ao PTB, do ex-senador Delcídio do Amaral

Cb image default
Foto: Acácio Gomes/ Arquivo/Nova News

Uma queda de braço desencadeada ainda no início de dezembro do ano passado, entre o atual prefeito Jorge Luiz Takahashi e o ex-prefeito Edson Peres Ibrahim, pode chegar ao fim nos próximos dias. Os dois brigam pelo comando do MDB, partido que vem há mais de 30 anos comandando o destino do município de Batayporã.

Crise

A crise se iniciou quando o ex-prefeito Ibrahim anunciou o desejo em disputar a cadeira hoje ocupada por Takahashi. Ambos filiados no mesmo partido, os dois entraram em rota de colisão, e a questão foi parar nas mãos do ex-governador André Puccinelli, liderança que mesmo fora da presidência do partido, ainda continuaria dando a palavra final sobre as questões internas do MDB pelo interior do Estado.

Segundo apurou o Nova News junto a uma fonte muito ligada ao Diretório Regional do MDB na Capital, Puccinelli já teria adiantado que mesmo no poder, o atual prefeito [Takahashi] teria que estar bem colocado nas pesquisas de intenções de voto para que pudesse ir para uma eventual disputa.

Bastidores

A movimentação do ex-prefeito Ibrahim sinalizando uma possível disputa dentro do comando da legenda teria irritado algumas figuras filiadas ao MDB e que sustentam a atual administração. O caso voltou a ser pauta de discussões por parte do diretório regional na última semana. Uma declaração do ex-governador André Puccinelli teria caído como uma bomba dentro do grupo que defende a candidatura de Takahashi pelo MDB “Quem tiver melhor colocado entre Ibrahim e Takahashi será o candidato do partido em Batayporã”, teria cravado o italiano.

Plano B

Prevendo o risco de ficar sem o comando do MDB, Edson Ibrahim, se precavendo, teria buscado refúgio junto ao ex-senador Delcídio do Amaral, pegando pra si, o comando do PTB, legenda hoje comandada no estado pelo ex-senador.

Todo esse imbróglio deve chegar ao fim até o próximo dia 3 de abril, prazo em que se fecha a janela para transferência de partido para quem pretende disputar as eleições de outubro.

Debandada

A reportagem questionou o vereador Cabo Máximo, líder do prefeito na câmara, sobre a disputa interna no MDB, e segundo o MDBista, a política vive de momento, e que respeita as duas figuras, mas acompanha o entendimento do ex-governador André Puccinelli sobre o melhor potencial.

O Nova News apurou na manhã desta terça-feira (10) que o vereador presidente do MDB em Batayporã, Maurício Ribeiro, teria acompanhado o ex-Prefeito Edson Ibrahim em uma agenda com o ex-governador André Puccinelli.

Há três décadas no comando

Ibrahim administrou o município entre os anos de 2009 e 2012, chegando ao final de seu mandato desgastado em baixa popularidade, tendo optado a não concorrer à reeleição, vindo apoiar seu vice-prefeito, na época, José Miguel, tendo Jorge Takahashi como vice para aquela disputa. Na oportunidade, alegando falta de estrutura, Miguel desistiu da corrida eleitoral em meio à campanha, tendo Takahashi assumido o posto de candidato a prefeito na ocasião, sendo derrotado pelo empresário Beto Sãovesso.

Quatro anos depois, Takahashi volta ao cenário como candidato a prefeito novamente, e com apoio de Ibrahim, vence Hélio Mineiro e assume o Poder Executivo, fazendo com que o comando do município voltasse ao MDB. Entre idas e vindas, o partido já vem comandando o município há mais de 30 anos, sendo apenas interrompido esse ciclo com a vitória de Agenor Gamba, em 1996, e Beto Sãovesso, em 2012.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.