Publicado em 22/07/2025 às 09:46, Atualizado em 22/07/2025 às 13:53
A filiação do ex-deputado federal Fábio Trad ao Partido dos Trabalhadores (PT), prevista para o próximo mês em Brasília, altera o equilíbrio interno da sigla em Mato Grosso do Sul e esfria as articulações do ex-morador de Nova Andradina, Carlos Bernardo, que recentemente também ingressou no partido.
Trad é apontado como o nome que deve encabeçar a candidatura petista ao governo estadual em 2026, numa estratégia de oposição à reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB), apesar da participação do PT em sua base.
Carlos Bernardo, que oficializou sua filiação ao PT no último dia 16 de fevereiro, durante evento em Ponta Porã, vinha tentando se projetar como representante do partido no sul do Estado. A presença de parlamentares federais e estaduais na cerimônia — entre eles, Vander Loubet, Camila Jara e Gleice Jane — indicava respaldo político a seu nome. No entanto, a entrada de Trad muda o cenário.
Bernardo já disputou eleições anteriores por outras legendas: foi candidato a prefeito de Ponta Porã pelo PDT em 2024 e concorreu a deputado federal em 2022 pelo MDB. Hoje, ocupa o cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Central do Paraguai, com atuação entre Brasil e Paraguai.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.