Buscar

Infestação de caramujos africanos preocupa vereador Marião da Saúde

A infestação de caramujos africanos em Nova Andradina está preocupando os moradores. Tanto que a praga foi assunto na sessão ordinária desta segunda-feira (11), onde o vereador Marião da Saúde (PR) sugeriu ao Poder Executivo, que através da Vigilância Sanitária, oriente o manuseio e disponibilize a população a “isca de caramujo”.

A intenção do Parlamentar é combater e controlar os moluscos, já que os mesmos transmitem doenças como a Angiostrongilíase meningoencefálica humana, cujos sintomas são dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso. Outra doença transmitida pelo caramujo é a Angiostrongilíase abdominal, que causa perfuração intestinal e hemorragia abdominal.

Segundo Marião, o município está alastrado com o caramujo africado, sendo um sério risco à saúde pública e, os principais focos estão localizados em terrenos baldio. “A nossa preocupação é que os moluscos reproduzem com facilidade, principalmente no período chuvoso. Por isso, acreditamos que com orientação e distribuição da “isca de caramujo” as pessoas saberão exterminá-lo, e assim, melhorará a qualidade de vida da população”, justificou o vereador.

Aprovada por unanimidade, a indicação foi encaminhada ao prefeito Roberto Hashioka, com cópias aos secretários municipais de Finanças e Gestão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e de Saúde, Arion Aislan, Márcio Costa e Silvio Senhorini, respectivamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.