Buscar

João Dan interpõe recurso no STF, mas deve deixar mandato na próxima semana

Defesa do parlamentar apresentou agravo regimental contra decisão monocrática da ministra Cármen Lúcia, que negou seguimento a habeas corpus

Cb image default
Imagem: Arquivo

Com o seguimento de seu habeas corpus negado pela ministra Cármen Lúcia, em decisão monocrática, o vereador João Dan (PDT) interpôs recurso de agravo regimental, no Supremo Tribunal Federal (STF), para julgamento em colegiado, podendo ser por meio eletrônico, observada a respectiva competência da Turma ou do Plenário do STF.

O recurso foi peticionado na quarta-feira (26) e já se encontra concluso à relatoria desde quinta (27), devendo ser julgado nos próximos dias. No entanto, a análise do habeas corpus não deve impedir que o parlamentar perca seu o mandato, já que, atualmente, João Dan se encontra condenado com trânsito em julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Diante da condenação, a expectativa é de que a Câmara Municipal inicie na próxima semana os trâmites para declarar o fim do mandato do parlamentar, convocando o primeiro suplente do PDT, Antônio Tomaz. O procedimento deve ser oficializado na sessão ordinária que abre o segundo semestre no Legislativo, marcada para terça-feira (1), às 19h.

João Dan foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a três anos e quatro meses de reclusão em regime inicial aberto e ao pagamento de 12 dias-multa pela prática de corrupção eleitoral, referente a ato praticado nas eleições municipais de 2016, quando concorreu e foi eleito pelo PSDB.

Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.