Buscar

Nenão investiga possibilidade de instalação de UPA em Nova Andradina

A Câmara de Vereadores de Nova Andradina aprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda(18) requerimento de autoria do vereador Newton Luiz Oliveira (Nenão) investigando a possibilidade de instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ajudaria a desafogar as emergências com um atendimento rápido, de qualidade e humanizado, tendo um papel fundamental de suporte ao Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde ainda em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Em 2012, foi aprovada a criação deste projeto com a finalidade de atuar em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, de maneira a compor uma rede organizada de atenção às urgências, contudo, até hoje não saiu do papel.

Foto Ilustrativa

No documento, Nenão questiona o governo municipal tem interesse em implantar uma unidade dessas ainda neste mandato e se foi já feita alguma solicitação junto ao governo federal para viabilizar tal projeto. O documento segue agora para análise do prefeito Roberto Hashioka e do secretário municipal de Saúde, Silvio Senhorini.

De acordo com o parlamentar, as UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

“Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Então, podem ser um projeto viável e que poderá contribuir para melhorar a saúde dos nova andradinenses”, defendeu Nenão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.