Buscar

Nova Andradina abre 2024 com recorde em pré-candidatos a prefeito

Sucessão de Gilberto Garcia abre espaço para o surgimento de novos nomes, enquanto políticos já consolidados também buscam se viabilizar

Cb image default
Imagem: Arquivo / Roberto Jayme / TSE

O início do ano de 2024 marca uma efervescência política em Nova Andradina, com um cenário eleitoral repleto de aspirantes ao cargo de prefeito. Desde o último ano, mudanças ocorreram, redesenhando o tabuleiro político da cidade.

Em um contexto de transição de liderança, com o atual prefeito Gilberto Garcia (PL) impossibilitado de concorrer novamente devido ao limite de mandatos consecutivos, uma série de figuras emergiram no panorama político, enquanto outras perderam espaço.

Entre os nomes que passaram a ganhar destaque está o secretário de Infraestrutura, Julio Cesar. Ao lado dele, o assessor especial, Vicente Lichoti, que também passou a despontar.

Por outro lado, figuras que outrora se mostravam presentes no tabuleiro, como o secretário Emerson Nantes, agora parecem ter seu papel minimizado, indicando uma reconfiguração das forças políticas dentro do primeiro escalão do Governo Municipal, que conta ainda com o secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, que, apesar do desempenho abaixo do espero em pesquisas, ainda tenta se viabilizar.

Do lado oposto à Praça dos Poderes, na Câmara Municipal também surge um celeiro de possíveis postulantes ao cargo máximo da prefeitura. O presidente da Casa de Leis, vereador Dr. Leandro Fedossi (PSDB), assim como os vereadores Arion Aislan (PL) e Fábio Zanata (MDB), são os que mais se despontam na sucessão de Gilberto. O MDB ainda apresenta a pré-candidatura do ex-vereador Marião da Saúde.

Outro postulante que busca viabilizar sua candidatura é o atual vice-prefeito Milton Sena, do PDT, que já concorreu ao cargo de prefeito em 2008 e foi vice em 2012 e 2020.

O Partido dos Trabalhadores (PT), por sua vez, pretende lançar um nome inédito nas urnas: Marcos Dan, que, em 2016, concorreu como vice na chapa encabeçada por Edilson do Gás. A possível candidatura de Dan reflete o projeto contínuo do PT em apresentar candidatos próprios desde 2012.

Por fim, Dione Hashioka segue como a única mulher a se posicionar publicamente sobre uma possível pré-candidatura. Se seu nome se concretizar na disputa, essa será apenas a segunda vez na história que uma mulher irá concorrer à Prefeitura de Nova Andradina, sendo a primeira em 24 anos.

A última vez que uma mulher concorreu à Prefeitura foi em 2020, com Regina Duarte, que acabou ficando em segundo lugar. Na ocasião, Roberto Hashioka (esposo de Dione), é quem saiu vitorioso. 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.