Publicado em 20/01/2026 às 09:56, Atualizado em 20/01/2026 às 14:07

Nova Andradina ficou sem emendas PIX em 2025 apesar de assessor de senadora morar na cidade

José Portela , Redação Nova News
Cb image default
Foto: Marcos Serra Lima/g1

Nova Andradina ficou fora das emendas Pix em 2025, mesmo com a presença de um assessor local no gabinete da senadora Soraya Thronicke (Podemos). O município está entre as 18 cidades de Mato Grosso do Sul que não receberam recursos desse tipo no ano passado, segundo dados do Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU).

As chamadas emendas Pix são transferências diretas do Orçamento da União para estados e municípios, sem necessidade de convênios. Criado para acelerar a liberação de recursos, o mecanismo depende da indicação de parlamentares. Em 2025, o volume empenhado em Mato Grosso do Sul chegou a R$ 124,2 milhões, distribuídos entre 62 municípios. Nova Andradina não foi contemplada.

Cb image default
Gráficos são do relatório da CGU, Controladoria Geral da União
Cb image default
Gráficos são do relatório da CGU, Controladoria Geral da União

O caso chama atenção porque o gabinete da senadora mantém um funcionário na cidade. Trata-se de Hernandes Ortiz Junior, admitido em 2025, conforme o Portal da Transparência do Senado. Ele ocupa cargo em comissão de ajudante parlamentar júnior.

Além de Nova Andradina, outras 17 cidades sul-mato-grossenses ficaram fora da distribuição das emendas Pix em 2025, em um cenário que reforça o peso das escolhas parlamentares na destinação dos recursos federais.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.