Publicado em 03/10/2020 às 14:30, Atualizado em 03/10/2020 às 18:36

Nova Andradina - PSL pede impugnação de todos os 20 candidatos a vereadores pelo PSDB

Tucanos classificaram a ação como sem fundamento e sem base jurídica

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Caberá à Justiça Eleitoral decidir sobre a procedência ou o arquivamento da ação - Imagem: Arquivo / Nova News

O diretório local do Partido Social Liberal (PSL) protocolou, junto ao Cartório da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina, pedido de impugnação das candidaturas de todos os que concorrem às vagas na Câmara Municipal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Conforme apurado pelo Nova News, o documento foi protocolado pelo PSL junto à Justiça Eleitoral na última semana para que a solicitação seja analisada pelo juiz, que tomará uma decisão referente ao caso.

Segundo o departamento jurídico do PSL, durante a convenção do PSDB teriam sido supostamente omitidas etapas obrigatórias do processo, entre elas, a deliberação sobre a escolha dos candidatos a vereadores pelo partido, porém, na ata, que deveria ser o registro fiel do evento, constaria como se o procedimento tivesse sido realizado.

“Observa-se que na ata apresentada nos autos, logo após o presidente do partido ter informado que a escolha do candidato a vice-prefeito seria anunciada até o dia 15 de setembro, teria passado a deliberação dos candidatos a vereadores com escolhas de seus números e nomes de urna, entretanto, conforme podemos verificar no vídeo constante na página do Facebook do candidato a prefeito do PSDB, após a informação do presidente do partido que a escolha do candidato a vice-prefeito seria anunciado até o dia 15 de setembro, não se deliberou sobre a escolha dos candidatos a vereadores, em verdade, somente houve a aclamação do nome do candidato a prefeito (Roberto Hashioka) e, em seguida passou-se a apresentação de dois vídeos, conferindo-se logo após a palavra ao presidente estadual do PSDB (Sérgio de Paula) e, por fim, outorgou-se fala dos demais presentes, mas, em nenhum momento houve a deliberação para escolha dos candidatos a vereadores do PSDB, até o encerramento da convenção”, afirma o setor jurídico do PSL em um trecho da ação.

Na avaliação dos líderes do PSL, diante dos fatos, constata-se a suposta inserção de informações falsas na ata da convenção, tornando, no entender do partido, fraudulento o processo. “Entendemos que isso prejudica o processo eleitoral e, portanto, propusemos a impugnação de toda a chapa de vereadores do PSDB. Cabe agora à Justiça Eleitoral decidir”, afirmam os membros do PSL.

O PSDB tem 20 candidatos ao cargo de vereadores e todos tiveram seus nomes citados na ação proposta pelo PSL com objetivo de impugnar as suas respectivas candidaturas.

Outro lado 

Procurado pelo Nova News, o setor jurídico do PSDB afirmou que o partido ainda não foi notificado formalmente, mas que, de forma extraoficial, já tomou conhecimento da ação proposta pelo PSL.

“É uma ação sem fundamento e sem base jurídica, que tem por objetivo nada mais do que criar uma instabilidade política e gerar confusão junto ao eleitor. Não acreditamos que a ação prospere”, disse o departamento jurídico do PSDB.

Ainda segundo o PSDB, tão logo haja a notificação oficial por parte da Justiça Eleitoral, a sigla tomará as medidas necessárias para o esclarecimento da situação. “Estamos bastante tranquilos com relação a esta questão”, finalizou o responsável jurídico do partido. 

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!