Buscar

Ortiz não reverteu imagem da Saúde e também não conseguiu despontar como pré-candidato, revela pesquisa

Cb image default
Imagem: Redes Sociais

Ex-titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina, Hernandes Ortiz assumiu em fevereiro deste ano a Secretaria Municipal de Saúde com a missão de reverter a imagem negativa que a pasta vinha recebendo e, de quebra, se viabilizar como pré-candidato a prefeito a partir da visibilidade dentro da secretaria, que conta com um dos maiores orçamentos da gestão.

No entanto, pouco mais de nove meses depois, o embrião do projeto implantado em 1º de fevereiro deste ano trouxe resultado diferente, conforme pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pelo site Diário MS News e realizada nos dias 15 e 17 de novembro de 2023, junto a 1.000 moradores de Nova Andradina.

De acordo com o levantamento, quando questionados sobre “os maiores problemas do município de Nova Andradina”, 30,20% dos entrevistados apontou a saúde, pasta comandada por Ortiz, destacando a necessidade de se melhorar o setor, além da contratação de mais médicos.

Ainda segundo a mesma pesquisa, as demandas da população no quesito técnico parecem refletir à imagem do secretário no campo político, já que, mesmo estando no primeiro escalão do Governo Municipal desde janeiro de 2017, computou apenas 1,30%, ficando em último lugar nas intenções de voto espontâneo, quando o candidato responde em quem votaria, sem que o entrevistador apresente uma lista de nomes.

Na Lanterna

Na pesquisa espontânea, a ex-deputada estadual Dione Hashioka lidera as intenções de votos com 25,4%, enquanto seu concorrente mais próximo, o deputado estadual Roberto Hashioka, seu marido, está em 2º com 9%. Depois aparecem Leandro Fedossi, com 6,3%, Arion Aislan, com 2,1%, e Marcos Dan, com 2%.

Mais atrás estão Vicente Lichoti, com 1,5%, Marião da Saúde, com 1,4%, e, enfim, Hernandes Ortiz, com 1,3%, sendo que 1% dos entrevistados apontaram outros nomes e 50% não sabem ou não responderam aos pesquisadores.

Além da pesquisa espontânea, o Instituto fez três cenários, sendo que Ortiz não fica em último em apenas um deles.

Nesse primeiro cenário, a ex-deputada Dione Hashioka continua na frente, com 42,1% das intenções de voto, seguido por Leandro Fedossi, com 12,2%.Depois aparecem Arion Aislan, com 4,2%, Hernandes Ortiz, com 4,2%, Marcos Dan, com 3,3%, Vicente Lichoti, com 2,8%, Marião da Saúde, com 2%, Milton Sena, com 1,2%, e Júlio César, com 1%, sendo que 24,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Nos outros dois cenários, Ortiz volta para a lanterna. No segundo cenário, Dione Hashioka mantém a liderança, com 46,3%, enquanto Leandro Fedossi aparece com 15,2%. Logo depois estão Arion Aislan, com 8%, e Hernandes Ortiz, com 7%, sendo que 23,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Por fim, no terceiro e último cenário, Robert Hashioka está na frente, com 23%, enquanto Leandro Fedossi aparece com 16,3%. Depois estão Arion Aislan, com 10,2%, e Hernandes Ortiz, com 9%, sendo que 41,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Rejeição

No quesito rejeição estimulada, Ortiz é o terceiro, com 7,2%. Milton Sena é o líder, com 15,3%, seguido de perto por Marcos Dan, com 10,2%. Completam a lista: Marião da Saúde, com 6%, e Leandro Fedossi, com 5,7%. Mais atrás estão Vicente Lichoti, com 5,1%, Júlio César, com 4,8%, Dione Hashioka, com 4,5%, e Arion Aislan, com 4%, sendo que 37,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.