Os nomes ligados à política de Nova Andradina continuam aparecendo nas sondagens para a eleição de deputado estadual em 2026, mesmo sem anúncio oficial de candidaturas. A terceira pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, divulgada nesta semana, trouxe novamente representantes do município entre os citados na modalidade espontânea.
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), ex-prefeito de Nova Andradina, aparece com 0,17% das intenções de voto. Também foram lembrados os vereadores Deildo Piscineiro (PSDB) e Luciano Leal (Podemos), com 0,04% cada, sendo que, dos dois parlamentares da Câmara Municipal de Nova Andradina, nenhum declarou, até o momento, que será candidato a uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS).
Chama atenção a ausência de nomes que já manifestaram intenção de disputar uma cadeira no Legislativo estadual. O ex-prefeito Gilberto Garcia (Podemos), que afirmou publicamente seu interesse em concorrer, não foi citado por nenhum dos entrevistados. O mesmo ocorreu com o vereador Josenildo Ceará (PT) e o atual vice-prefeito Arion Aislan (PL), ambos cotados nos bastidores da política local.
Outro nome de Nova Andradina que perdeu espaço foi o vereador Willian Moraes (Republicanos). Ele pontuou na pesquisa anterior, mas desta vez não foi mencionado. Contudo, assim como Deildo e Leal, o republicano nunca chegou a anunciar uma pré-candidatura.
O levantamento ouviu 3 mil eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 12 de julho, em 30 municípios sul-mato-grossenses. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, com intervalo de confiança de 95%. A sondagem foi encomendada pela Rede de Rádios Top FM.
Apesar do grande número de nomes lembrados – mais de 150 –, 75,65% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou disseram que votariam em branco ou nulo.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.