A primeira pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as eleições gerais de 2026 trouxe recortes relevantes para Nova Andradina. O levantamento aponta desempenho de vereadores do município e marca a reentrada de nomes locais no cenário estadual, ainda que com percentuais modestos.
O estudo foi realizado pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência entre 1º e 6 de fevereiro, com 2.000 entrevistas em 30 municípios de Mato Grosso do Sul. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números; BR-06854/2026 e MS-06417/2026.
Na lista de citados, o vereador Josenildo Ceará, de Nova Andradina, aparece com 0,10% das intenções de voto na pesquisa espontânea. O resultado chama atenção porque o parlamentar é pré-candidato a deputado estadual em 2026 e continua a ser lembrado em um levantamento de abrangência estadual.
Outros dois vereadores do município reaparecem no cenário. Luciano Leal e Deildo Piscineiro, ambos com 0,04%, voltaram a pontuar após ficarem fora dos últimos levantamentos divulgados.
A pesquisa também registra 0,20% para Dione Hashioka, ex-deputada estadual e ex-primeira-dama de Nova Andradina, e melhor colocada entre os nova-andradinenses. O desempenho mantém o nome da ex-parlamentar no radar político do Estado, mesmo fora de mandato.
Um dado que chamou atenção foi a ausência, pela primeira vez, do deputado estadual Roberto Hashioka, marido de Dione, entre os citados na pesquisa espontânea. O parlamentar figurava em levantamentos anteriores e não apareceu nesta rodada.
O levantamento mostra ainda um cenário pulverizado, com 23,36% dos entrevistados afirmando voto branco ou nulo e 51% dizendo não saber ou preferindo não responder.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.






Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.