Buscar

Pré-candidato ao Senado, Azambuja lidera em Nova Andradina e consolida força no interior, aponta pesquisa

Levantamento Correio do Estado/Ipems indica domínio do ex-governador em 15 das 20 maiores cidades

Cb image default
Imagem: Chico Ribeiro

O ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) aparece na frente das intenções de voto para o Senado em Nova Andradina, segundo análise do Correio do Estado em parceria com o Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems). O levantamento, que considerou o potencial de crescimento eleitoral dos principais pré-candidatos, mostra Azambuja vencendo em 15 das 20 maiores cidades do Estado — entre elas, Nova Andradina.

A pesquisa indica que o município, com forte presença do agronegócio e influência política regional, reforça o desempenho de Azambuja no interior. Além de Nova Andradina, o ex-governador lidera em cidades como Dourados, Maracaju, Sidrolândia, Amambai e Coxim, todas com perfil econômico semelhante.

Na avaliação dos pesquisadores, o ex-governador é o pré-candidato com maior potencial de crescimento — 104%, segundo o levantamento — e o único com presença consolidada em praticamente todo o interior sul-mato-grossense. O estudo aponta ainda que ele tem baixo índice de rejeição e capacidade de diálogo com diferentes perfis de eleitor, da direita ao centro moderado.

Em Nova Andradina, o nome de Azambuja encontra terreno favorável. O município foi uma das bases políticas de sua gestão no governo estadual, especialmente em obras de infraestrutura e parcerias com produtores rurais.

A ministra Simone Tebet (MDB) aparece em segundo lugar no Estado, com 97% de potencial de crescimento, enquanto o senador Nelsinho Trad (PSD) domina apenas a capital, Campo Grande, e o ex-deputado Capitão Contar (PRTB) lidera em Fátima do Sul.

Com a disputa ao Senado para as eleições de 2026, a tendência é que o município de Nova Andradina — que figura entre os maiores colégios eleitorais de Mato Grosso do Sul — volte a ser alvo de atenção dos principais pré-candidatos.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.