Buscar

Puccinelli volta a Nova Andradina para tentar “juntar os cacos” do MDB

Partido saiu de principal força política do município para coadjuvante

Cb image default
André durante encontro em uma chácara na cidade de Nova Andradina - Imagem: Redes Sociais

O pré-candidato ao governo de MS pelo MDB, André Puccinelli, esteve em Nova Andradina no sábado (7) para tentar “juntar os cacos” da legenda na região, visando as eleições deste ano. Isso porque o partido saiu de principal força política do município para coadjuvante, muito em virtude das recentes movimentações políticas do prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PL).

E foi pelas mãos do próprio Gilberto, com o apoio de André (governador na época), que o MDB chegou ao poder em Nova Andradina nas eleições de 2008, seguindo em 2012, com Roberto Hashioka que, mais tarde, deixaria o partido para se filiar ao PSDB (hoje ele está no União Brasil).

Em 2016, depois de Hashioka deixar a sigla para o ninho tucano, André e o MDB voltaram a focar suas forças em Nova Andradina e, com o ex-vereador Nenão de vice, foi fundamental na vitória histórica de Gilberto contra Hashioka. Nesse período, além de espaço em secretarias, a legenda comandou a Câmara Municipal e tinha base no legislativo.

Todavia, em 2020, depois do fraco desempenho nas eleições de 2018 em nível estadual e federal, o MDB começou a se desfacelar. Em Nova Andradina, por exemplo, perdeu a vaga de vice e espaço no primeiro escalão do Governo Municipal, mesmo com apoio à reeleição de Gilberto.

Atualmente, a legenda segue com dois vereadores, mas sem vaga na Mesa Diretora, diferentemente da legislatura anterior, quando o MDB exercia a presidência e a 1ª secretaria da Casa. O número de deputados estaduais reduziu e também não possui nenhum deputado federal por Mato Grosso do Sul.

Dos dois representantes do parlamento de Nova Andradina, apenas Fábio Zanata tem se posicionado publicamente a favor da pré-candidatura de André Puccinelli. Já Marcia Lobo tem participado de agendas políticas com o pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, Pedro Caravina, e de apoio à pré-candidatura ao governo de Educardo Riedel, também do PSDB.

De um lado, se a adesão de correligionários parece baixa, do outro, representantes de partidos e lideranças acompanharam Andre durante sua estadia em Nova Andradina. No período da noite, por exemplo, em agenda na chácara do pecuarista Ademar Capucci, Milton Sena, do PDT, Mariao da Saude, do PSB, e Dr. Sandro Hoici, sem partido, estiveram presentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.