Publicado em 23/11/2022 às 11:11, Atualizado em 23/11/2022 às 15:13

Secretários e vereadores buscam espaço de olho na sucessão de Gilberto Garcia

Prefeito não poderá disputar reeleição por estar em seu segundo mandato seguido, mas deverá lançar nome

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo

Secretários e vereadores de Nova Andradina intensificam as tratativas em busca de espaço, já mirando a sucessão do prefeito Gilberto Garcia (PL) em 2024, uma vez que o atual chefe do Executivo municipal não poderá concorrer à reeleição, por estar em seu segundo mandato seguido.

Apesar de não poder lançar seu nome na disputa, Gilberto deverá indicar um candidato para apoiar. E esse nome deve vir do próprio Paço Municipal ou da Câmara de Vereadores, com o aval do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do governador eleito, Eduardo Riedel, também do PSDB.

A dois anos das eleições municipais, despontam, do lado do Executivo, os secretários municipais de Finanças, Infraestrutura e Meio Ambiente, respectivamente, Emerson Nantes, Julio Cesar e Hernandez Ortiz. O vice-prefeito Milton Sena (PDT) corre por fora para ser o nome da atual gestão.

O próprio Gilberto Garcia se tornou prefeito pela primeira vez em um cenário semelhante. Em 2008, era secretário de Finanças do ex-prefeito Roberto Hashioka, que, por estar em seu segundo mandato seguido, não podia concorrer, e o lançou para vencer as eleições em cima de Milton Sena, o mesmo que hoje ocupa sua cadeira como vice.

Já, do lado da Câmara Municipal, despontam os nomes dos vereadores Arion Aislan (PL) e Fábio Zanata (MDB), que foram secretários de Gilberto no último mandato. Quem também pinta como possível nome do grupo liderado pelo prefeito é o presidente da Câmara, Dr. Leandro Fedossi (PSDB), que se aproximou do gestor ao longo da atual legislatura.