Publicado em 08/06/2020 às 19:29, Atualizado em 09/06/2020 às 04:12

5 fatores que podem estar deixando seu computador mais lento

Redação Nova News,
Cb image default
Imagem: Pexels

Muitas pessoas começaram a trabalhar ou estudar em regime remoto por conta das medidas para enfrentar a pandemia. Por isso, acabaram percebendo problemas que não incomodavam antes nos computadores, quando eles eram usados apenas para lazer. O computador com travamentos pode diminuir muito a produtividade e ainda causar muito stress. Se você está sofrendo com isso, veja nossas dicas para identificar o seu problema e buscar uma solução.

Espaço em disco muito baixo

Esse é um dos problemas mais comuns e mais fáceis de resolver. Conforme usamos o computador, muitos arquivos temporários são acumulados em pastas ocultas. Quando o disco enche, acabam ocorrendo travamentos ao executar qualquer ação, por mais básica que seja. Nesse caso, é só olhar nas propriedades dos seus discos rígidos quanto de espaço há disponível e, se o problema for esse, procure deletar arquivos que não usa mais. No caso dos arquivos ocultos, há uma série de programas que permitem identificá-los e apagá-los.

Computador infectado

São muitas as páginas da internet que trazem riscos para nosso computador, por conter arquivos maliciosos. Se o seu computador estiver com vírus, ele com certeza ficará mais lento. Nesse caso, o ideal é baixar algum programa antivírus e fazer um escaneamento completo. Se você perceber que há muitas infecções e o problema é grande, o ideal é formatar o computador.

Aquecimento

Os componentes do nosso computador, assim como qualquer outro eletrônico, possuem uma temperatura adequada para o funcionamento. Quando utilizamos muito o computador, principalmente em tarefas mais pesadas, ele acaba esquentando além do normal. Nesse caso, o computador passa a realizar tudo de maneira mais leve, para evitar que as peças estraguem - diminuindo o desempenho e provocando os travamentos. Para resolver esse problema, nem sempre é necessário trocar os componentes, que são mais caros. Há uma produto chamado pasta térmica, que ajuda a regular a temperatura – e a troca dela poderá resolver seu problema.

Muitos programas funcionando em segundo plano

Há vários programas que se ativam automaticamente ao ligar o computador, com as mais diversas finalidades. Porém, nem todos eles são úteis em todos os momentos, e acabam atrapalhando a performance. Para saber se há muitas aplicações funcionando em segundo plano, abra o gerenciador de tarefas do computador, vá até a aba “Processos” e veja tudo o que está em funcionamento. Lá, você também pode encerrar o que não está sendo usado.

Falta de atualização

O sistema operacional do computador deve estar sempre atualizado para que a máquina possa operar na melhor capacidade. Caso contrário, muitos componentes e programas ficarão com os drivers desatualizados. Dessa forma, o seu funcionamento ficará comprometido, também causando lentidão. Se o seu sistema operacional não estiver mais passando por atualizações, o ideal é formatar o computador, instalando a versão mais nova.