Buscar

Aprenda a evitar a clonagem de WhatsApp

Cb image default
Imagem: Pexels

No território nacional, o WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagens mais usado, com mais de 50% da população tendo acesso à plataforma. Desde conversas pessoais com amigos e parentes até negociações importantes com empresas, é quase impossível não fazer parte da rede atualmente.

Não é à toa, portanto, que o número de golpes envolvendo o aplicativo tem crescido, em especial durante a quarentena de 2020, com o objetivo de roubar dados pessoais, dinheiro e outras informações dos usuários. A chamada “clonagem” de WhatsApp pode permitir a extração das mensagens pessoais ou, até mesmo, a possibilidade de fingir ser outra pessoa.

Especialistas em segurança digital apontam que o Brasil tem se tornado um alvo cada vez maior de ameaças eletrônicas. Com golpes que variam de técnicas para hackear aparelhos até engenharia social, através de ligações telefônicas falsas e buscas pessoais, o crime tem prejudicado a vida de muitos brasileiros.

Por isso, esse artigo explicará como funcionam os golpes de WhatsApp mais recentes, e o que fazer para evitar o problema. 

Cb image default
Imagem: Pexels

Protegendo o WhatsApp Web

O aplicativo do WhatsApp conta com diversas medidas de segurança para tentar evitar o roubo das mensagens. No entanto, nem todas estão disponíveis o tempo inteiro. O recurso WhatsApp Web permite que os usuários conectem o WhatsApp no computador, muito prático para quem precisa digitar mensagens longas ou acompanhar uma conversa durante outras atividades.

O problema é que o computador é um ambiente mais vulnerável a ataques como spyware, colocando em risco as mensagens. Por isso, é importante usar um navegador atualizado, e instalar uma extensão de segurança como uma VPN para o Chrome, que tornará a conexão entre o WhatsApp e o navegador blindada.

Além disso, é fundamental evitar o uso do WhatsApp Web em redes Wi-Fi públicas, e habilitar os recursos antivírus Windows Defender e Windows Firewall nos ajustes do computador.

Clonagem e verificação de duas etapas

Os ataques ao WhatsApp Web visam roubar os dados do usuário, como conversas pessoais ou contatos importantes. Já a clonagem propriamente dita tem o objetivo de acessar a conta do WhatsApp através de outro aparelho, permitindo que o criminoso se comporte como a vítima. Assim, o golpista entra em contato com familiares e amigos pedindo dinheiro, alegando acidentes, dívidas, entre outras desculpas. No caso de empresas, o golpista “sequestra” o número de contato, exigindo pagamento para recuperação da conta.

A primeira linha de defesa contra o golpe é o SMS de verificação do WhatsApp, necessário para ativar a conta em um novo aparelho. Esse código jamais deve ser compartilhado, e caso receba o SMS sem ter trocado de telefone, é um sinal de que sua conta pode estar sendo vítima de clonagem. Em um caso famoso, um áudio de um golpista vazou na rede, explicando como funciona o golpe.

O segundo, e mais perigoso, esquema de clonagem é a técnica de clonagem de chips de operadora. Com a ajuda de um agente de operadora telefônica criminoso, ou enganando um atendente honesto, o golpista consegue ativar um chip de operadora com o número da vítima. Nesse caso, o código de verificação do WhatsApp aparecerá no telefone do malfeitor, que poderá ativar sua conta sem sua autorização.

Para evitar essa modalidade mais avançada do golpe, é importante ativar a verificação em duas etapas: Navegue até Ajustes, então Conta, e por fim Verificação de Duas Etapas, onde você deverá criar uma senha de 6 dígitos. Jamais compartilhe a senha, nenhum pagamento, atendente, ou site, necessita de sua senha para funcionar, e qualquer afirmação contrária é uma tentativa de roubo de dados.

Como identificar se fui clonado

A princípio, não há sinais diretos da clonagem de WhatsApp. Para o WhatsApp Web, é possível verificar todos os aparelhos conectados navegando em Ajustes, depois WhatsApp Web, e observando quais computadores estão conectados em sua conta.

Já para a clonagem de conta ou chip, é necessário observar se mensagens aparecem como lidas mesmo sem terem sido abertas, ou se mensagens que você não escreveu aparecem como enviadas por você para os contatos.

Também é possível ligar para a operadora de telefonia e solicitar o número de chips associados ao seu telefone.

Com todas essas medidas, é possível se proteger razoavelmente de golpes relacionados ao WhatsApp, no entanto, é importante ter em mente que o número de ameaças virtuais tem crescido consideravelmente no Brasil. Sempre desconfie de ligações suspeitas, mensagens que solicitam códigos ou senhas, e mantenha-se informado sobre a segurança digital. E já que estamos falando de celular, confira o Zé Delivery agora disponível em Nova Andradina

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.