Publicado em 09/07/2020 às 06:05, Atualizado em 09/07/2020 às 13:14

Como investir nos equipamentos certos para o seu home office

Redação Nova News,
Cb image default
Foto: Pexels

A urgência na adoção do home-office por muitas empresas brasileiras fez muitos trabalhadores repensarem seus equipamentos de trabalho atuais. Muitas vezes, o que usamos no dia-a-dia não é bom o suficiente para o uso profissional. Isso pode ocasionar várias situações, desde queda na produtividade, com computadores lentos, até problemas de saúde, causados pelo mobiliário. Veja dicas dos itens mais importantes para investir corretamente e incrementar o seu escritório em casa.

Computador

A escolha do computador para o trabalho em casa depende muito de quais tarefas você realiza. Em boa parte dos casos, um notebook i3 já cumpre as necessidades básicas. Porém, se você trabalha com softwares pesados, deve pensar em um equipamento com capacidade de processamento um pouco maior.

Se você já tem um computador de mesa, mas ele não está dando conta do trabalho, não precisa trocá-lo inteiro. Apenas algumas peças podem resolver: um novo processador, uma memória maior ou uma placa de vídeo mais potente, dependendo das funções realizadas. Além dos componentes, há vários outros fatores que podem causar a lentidão no computador, então vale checar tudo antes de investir na troca.

Cadeira

A cadeira em que trabalhamos é essencial para a boa saúde. Você deve levar em consideração o seu peso e, principalmente, a altura. Analise suas medidas e veja algum modelo que se encaixe nelas. O mais importante é a altura do encosto e dos braços. Os modelos ergonômicos geralmente apresentam diversas regulagens, se adaptando bem para diversos tipos corporais.

Mesa

A mesa é um móvel importantíssimo para a organização da rotina de trabalho. Um espaço muito pequeno pode ocasionar atraso na realização das tarefas, obrigando a pessoa a remanejar constantemente os objetos para conseguir trabalhar. Se o seu trabalho não é apenas no computador, por exemplo, com a presença de papéis, telefone e impressora, vale a pena investir em modelos maiores.

Objetos ergonômicos

Há vários objetos que ajudam muito a melhorar a nossa postura enquanto trabalhamos. Caso você precise digitar muito, vale a pena investir em apoios ergonômicos para os braços, o que evita dores nos pulsos. Outro item muito importante é o suporte de monitor regulável, pois um monitor mal posicionado pode causar dores na cabeça e nos olhos.

Periféricos

Quando trabalhamos em casa, as reuniões virtuais são fundamentais. Se você possui pouco espaço e não utiliza notebook, vale investir em uma webcam com microfone. A qualidade de imagem e do som depende da importância de seus encontros virtuais, deixando o produto mais caro ou mais barato. Outros equipamentos que ajudam na organização do ambiente de trabalho são os periféricos sem fio, como o mouse e o teclado.

Roteador

Se você utiliza a rede Wi-Fi para trabalhar, também é fundamental contar com um roteador de qualidade. Os modelos mais básicos podem interferir negativamente na qualidade da conexão, fazendo com que você perca informações importantes nas reuniões por conta da conexão instável.