Buscar

Trabalho Remoto: Como configurar o seu escritório doméstico

Trabalhar em casa pode parecer perfeito para a maioria das pessoas. Você pode simplesmente se levantar da cama, tomar um longo café da manhã sem a necessidade de correr para o escritório, pular o transito matinal normalmente cansativo e caminhar até o escritório em casa, que na maioria dos casos fica a apenas alguns passos de distância.

Mas não importa o quão atraente ou benéfico seja o trabalho remoto, ele pode eventualmente levar a distrações constantes e eficiência reduzida se você não tiver um ambiente adequado.

Por que um escritório em casa é essencial para o trabalho remoto

Trabalhar remotamente em casa tornou-se uma necessidade pós-pandemia. Em um mundo em rápida mudança, onde os colegas de trabalho estão espalhados por diversas cidades, é importante se adaptar às novas tecnologias para acompanhar o mercado.

Um ambiente de escritório é altamente necessário quando você considera as ferramentas e tecnologias de que precisará para trabalhar com êxito em casa.

Além de adotar as ferramentas certas, você também precisará estruturar seus dias de trabalho e seguir algumas diretrizes para garantir que sua produtividade no trabalho remoto permaneça alta.

É totalmente possível por seu prato preferido para cozinhar e, enquanto isso, você pode assistir Netflix usando VPN durante o horário de almoço. Se organizando corretamente, você conseguirá desfrutar ao máximo da experiência do trabalho remoto.

A importância de criar um escritório doméstico eficaz

Um escritório doméstico deve ser eficiente para ser eficaz. Um bom escritório em casa não é apenas uma configuração feita de uma cadeira e uma mesa. Tem que ser confortável e saudável para trabalhar.

Um ambiente mal planejado em casa pode afetar sua capacidade de trabalhar de forma pacífica e eficaz. É importante primeiro identificar um espaço bem iluminado e arejado e, em seguida, escolher o tipo certo de mobiliário ergonômico para configurar seu espaço.

Como funcionário remoto, escolher o setup certa e dedicar seu tempo a ela pode fazer toda a diferença. Para ajudá-lo a configurar o home office perfeito, reunimos a lista a seguir:

Como configuro meu escritório doméstico para realizar trabalho remoto?

1. Boa iluminação

É muito fácil subestimar o efeito que a iluminação pode ter na sua capacidade de trabalho. Uma boa iluminação pode tornar seu ambiente de trabalho mais confortável e ajudá-lo a manter o foco por mais horas.

Você deve evitar iluminação fluorescente, pois muitas vezes pode causar sonolência. Em vez disso, coloque sua mesa de trabalho em um local com muita luz natural.

No entanto, certifique-se de posicionar sua mesa em uma direção que receba luz indireta apenas para que a luz não reflita diretamente em seu monitor.

Se você trabalha mais horas, pode até precisar de lâmpadas em sua mesa, mas certifique-se de que elas não façam reflexo em seu monitor.

2. Plano de fundo limpo

Você nunca sabe quando terá que fazer uma chamada de vídeo rápida com um colega ou cliente. Pode ser bastante embaraçoso quando seus colegas de trabalho remotos acabam vendo sua grande pilha de roupas sujas ou uma maçã que você esqueceu de jogar fora.

É por isso que você deve manter um histórico de organização para estar sempre pronto para reuniões repentinas.

É preferível manter seu plano de fundo como uma parede para que outras pessoas na chamada não acabem vendo seu espaço privado, mesmo por engano.

Você pode exibir alguns livros de que gosta ou manter algumas plantas para animar suas reuniões.

3. Vista-se para o trabalho

Ficar com o pijama o dia todo enquanto trabalha em casa parece o paraíso para a maioria dos introvertidos.

Mas trabalhar com pijamas confortáveis pode não fazer você se sentir confiante ou produtivo. Sem mencionar que, de repente, fazer videochamadas com seus supervisores ou clientes pode se tornar embaraçoso quando você ainda está de pijama.

Em vez disso, você deve se vestir para o trabalho, como se vestiria para ir ao escritório. Use roupas casuais elegantes que o façam sentir-se confiante por dentro e você verá automaticamente um aumento significativo em sua produtividade diária.

4. Assento ergonômico

Sentar no sofá ou usar as cadeiras de jantar para trabalhar pode parecer uma ótima solução a curto prazo, mas pode acabar sendo muito ruim para as suas costas e coluna a longo prazo, porque não encorajam uma postura ereta.

Em vez disso, você deve investir em uma boa cadeira ergonômica que ofereça suporte lombar para a região lombar e permita ajustar a altura do braço, a altura da cadeira e a inclinação de acordo com o que for melhor para você.

Dica Extra: Mantenha a inspiração por perto

Quer sejam fotos de suas famílias, lembranças de sua última viagem ou algumas citações motivacionais que você gosta de seguir, você pode mantê-las em seu local de trabalho para se manter motivado o dia todo.

Personalize o seu espaço da forma que preferir e adicione tudo o que o mantém animado. Porém, lembre-se de não exagerar a ponto de acabar distraindo você.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.