Publicado em 30/06/2021 às 12:34, Atualizado em 01/07/2021 às 16:37

13 dicas simples para a conservação do seu carro

Redação Nova News,

Comprou um carro e pretende conservá-lo para que fique da mesma forma que comprou? Bom, ninguém gosta de entrar todo sujo ou com bagunças que não deveriam estar ali, não é?

Fora os outros pontos de conservação! Mas tenho certeza que com as dicas de hoje, junto da Betiolo Seminovos, você vai conseguir conservar seu carro e mantê-lo da melhor forma em todos esses pontos!

Hoje este artigo estará lotado de dicas excelentes para você conservar seu carro da melhor forma!

Retoque a pintura

A primeira diquinha da nossa lista de hoje é o retoque de pintura! Muitas vezes o motorista esquece o carro estacionado no sol ou acontecem várias outras coisas que influenciam na degradação da pintura. Mas o retoque da pintura pode ser feito e vai corrigir todos esses defeitos! Além de proteger a estrutura do carro, vai valorizar ele mais ainda!

Estacione na sombra

Como acima já mencionei sobre pintura, vou já comentar sobre os danos que os raios ultravioletas causam ao veículo.

Sempre estacione na sombra, a pintura do carro, é a maior defesa da lataria contra os raios ultravioletas e chuvas, porém o maior vilão mesmo é o sol, já que ele corrói a tinta do carro, então prefira deixar sempre seu carro estacionado em sombras, garagens e estacionamentos.

Troque as almofadas de seu carro

Troque as almofadas e capas, caso já estejam desgastadas ou bem velhas. Troque os tapetes também.

Não coloque nada em cima do carro

Não sente em cima do capô do carro, nem coloque objetos ou ferramentas que podem riscá-lo.

Algumas baterias precisam de água

Essa é uma ótima dica da nossa lista de dicas simples para a conservação do seu carro Baterias que tem tampa, precisam de água de vez em quando. Para saber se está precisando ou não, tire as tampas e veja se os eletrólitos estão cheios, se não estiverem coloque mais água (destilada) até o nível subir.

Teste sempre os cintos de segurança

Os cintos de segurança devem sempre ser testados, não apenas para segurança, mas também porque se os cintos estiverem muito apertados, isso pode resultar no desgaste de outras peças que compõem o carro.

Dirija de forma paciente

Para que o automóvel não apresente problemas na estrada, o motorista precisa estar adaptado ao veículo e ser cauteloso na estrada.

Confira as trocas de óleo

Sempre mantenha em dia as trocas de óleo, ar e combustível. A falta desses componentes pode resultar na falha da filtragem, e sem a filtragem, as impurezas podem alcançar o motor e trazer danos ao veículo.

Manutenção do motor

E já que falamos em danos e motor, vamos falar um pouquinho sobre a manutenção do motor. Você sabia, que a cada trinta mil quilômetros rodados, o motor precisa passar por uma revisão, para que seja feita a manutenção dele mesmo, para ser regulado.

Cuidados com os freios

O motorista precisa também ter cuidado com os freios de seu carro, já que são um dos maiores responsáveis pela segurança do motorista e das demais pessoas que estiverem no carro.

Então não acelere muito seu carro, não freie rapidamente ou desça no ponto morto.

Fique calmo caso o veículo esteja preso

Se o seu carro ficar atolado em lama, areia movediça ou coisa do tipo, não se desespere, isso só vai piorar a situação! Desespero nunca é bom e só atrapalha.

O ideal a se fazer nessas situações é não forçar o carro a nada e equilibrar o carro de forma suave e passiva, evitando muitas manobras.

Se fizer manobras em excesso ou acelerar o carro demais, é muito provável que ele vai se afundar mais ainda e danificar muitas peças. Isso te daria um belo prejuízo na conta do mecânico, não?

Tenha uma boa rotina de limpeza em seu carro

Outra dica da nossa lista de dicas simples para a conservação do seu carro é a limpeza de seu carro, que além de dizer muito sobre sua pessoa, e sua higiene, desvaloriza e muito o seu carro.

Talvez até seja um carro muito bonito por fora, mas e por dentro? Ninguém gosta de dirigir ou passear em carros sujos! Não fume ou beba dentro de seu carro, nem coma dentro dele. Essas coisas, além de liberarem mau odor, podem cair em seu banco ou tapete e sujar ou danificar seu carro!

A lavagem externa também é muito importante, mantenha uma boa rotina de limpeza exterior em seu carro também.

Transporte de cargas

Por fim, a última dica da nossa lista de dicas simples para a conservação é sobre caso você precise transportar alguma carga em seu carro, o motorista precisar transportar alguma carga, os cuidados, obviamente, precisam ser redobrados.

Cuidados como amarrar a carga de forma firme e segura, e também, dependendo do que for carregado, proteger sempre o carro com algum pano ou cobertor!