Buscar

30 milhões de brasileiros podem solicitar a cidadania italiana

Quando os italianos chegaram ao Brasil em meados de 1870, eles não imaginavam que o seu legado ia perdurar por tanto tempo.

Os imigrantes italianos não apenas prosperaram em terras brasileiras, mas ajudaram a definir os rumos que a nação verde-amarela iria tomar.

Afinal, o Brasil era uma nação jovem naquela época. Por conta disso, os europeus tiveram um impacto muito marcante na nossa história nacional.

Isso ainda é sentido nos dias atuais. Os descendentes de italianos e de outras nações da Europa mantêm as culturas vivas. Eles fazem questão de lembrar da sua origem em encontros familiares.

Atualmente, o Brasil se tornou o país com a maior comunidade italiana fora da península itálica. Cerca de 30 milhões de descendentes participam deste grupamento populacional.

Ou seja, 15% da nossa população tem vínculo com a Itália, conforme dados recentes, divulgados pela Embaixada da Itália no Brasil.

Essas pessoas são potenciais candidatos à dupla cidadania italiana. Será que você é uma delas?

Nós, da Nostrali - Cidadania Italiana, preparamos este conteúdo que pode ajudá-lo a responder esta pergunta.

Por que o passaporte italiano é o mais poderoso do mundo?

Ter o passaporte italiano confere uma série de benefícios relacionados à integração e participação plena na União Europeia.

Por isso, o documento é considerado o passaporte mais poderoso do mundo em termos de mobilidade e acesso a oportunidades.

Confira a lista de vantagens que o passaporte europeu oferece:

● O titular do passaporte italiano tem o direito de viajar sem visto para os países membros da União Europeia. Isso facilita o turismo, negócios e estudo.

● O documento possibilita a residência e o trabalho formal em qualquer país da UE.

● O portador do passaporte italiano tem acesso aos serviços sociais, como saúde e educação, nos países da UE.

● Em viagens fora da UE, o passaporte italiano confere a isenção de visto ou conta com procedimentos alfandegários simplificados. A entrada é liberada ou facilitada em 194 destinos.

● Para os jovens acadêmicos, o passaporte europeu permite a participação em programas educacionais em diversos países.

Além destas vantagens, o passaporte italiano garante a assistência consular em situações de emergência ou necessidade.

Saiba mais: Passaporte europeu: entenda as vantagens de ter o seu em mãos

Como saber se tenho direito à cidadania italiana?

O princípio de jus sanguinis é a base fundamental para a concessão da cidadania italiana.

Tal mecanismo jurídico refere-se à transmissão da cidadania por meio de laços de sangue, isto é, pela ascendência familiar.

De acordo com esse princípio, os descendentes de italianos têm direito ao reconhecimento da cidadania europeia. O direito é válido mesmo se a criança nasceu fora do território italiano.

Vale pontuar que a linhagem de descendência italiana é contínua, sem limite de gerações.

É o caso dos ítalo-brasileiros. Portanto, se você tem um italiano em sua árvore genealógica, já está elegível à solicitação do passaporte europeu.

Após o estudo genealógico familiar confirmar a linhagem italiana direta, você precisa de documentos para comprovar a sua ligação com o ascendente europeu.

Então, certidões de nascimento, casamento e outros registros devem ser anexados ao seu processo de reconhecimento de cidadania italiana.

É nesta etapa que você pode contar com os serviços da Nostrali. Abaixo, você saberá como podemos ajudá-lo nesta jornada de descoberta.

Como a Nostrali pode ajudar você nesta jornada?

A Nostrali nasceu para ajudar os descendentes de italiano espalhados pelo Brasil, oferecendo orientação e assessoria especializada para que conquistem a tão sonhada dupla cidadania.

Por meio de um serviço transparente e humanizado, baseado em conhecimento jurídico, nossos clientes podem se sentir mais seguros e protegidos durante todas as etapas do processo.

Seja por via administrativa ou judicial, a Nostrali vai na contramão das longas filas de espera do consulado italiano e te ajuda a conseguir em meses o que antes demoraria mais de uma década.

Condução da solicitação da cidadania italiana por via judicial

A cidadania italiana via judicial segue a jurisprudência italiana atual, e serve como uma forma de evitar as longas filas de espera.

O reconhecimento da cidadania por via judicial não requer uma viagem até a Itália para comparecer à audiência do processo. Tudo é feito com o cliente no Brasil, garantindo praticidade em todas as etapas.

Quem determina a sentença é um juiz italiano, mas não precisa se preocupar: a Nostrali tem um índice de 100% de sucesso em mais de 15 mil casos atendidos.

Se você quer realizar seu sonho de ter a cidadania italiana, conte com a Nostrali. Acesse https://www.nostrali.com.br/ e torne o seu sonho em realidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.