Buscar

A volta a Lua já tem data marcada

A humanidade conquistou muitas coisas ao longo de sua história. Conseguimos aproximar pessoas, trazer invenções presenciais para o mundo online como é o caso da casa de aposta online, receber e enviar dinheiro sem sequer tocar nele e tantas outras ações que facilitam e animam a nossa vida mas que tiveram uma grande equipe com embasamento técnico por trás.

Uma das conquistas mais extraordinárias para muitos foi a chegada do homem na Lua, o que trouxe a percepção de que podemos quase tudo. Entrar em uma nave e seguir para o satélite realmente foi algo espetacular e, após 50 anos, será possível viver essa experiência novamente.

Em 20 de julho de 1969 algo inédito estava acontecendo no mundo: Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os dois primeiros homens a pisarem na Lua, nos trazia informações sobre ela. Durante os três primeiros anos após a chegada do homem na Lua, várias missões foram enviadas para coletar dados e também manter um tipo de estação no satélite, mas agora uma nova experiência vai ser vista.

Base permanente

Apesar das missões passadas terem trazido um grande número de sedimentos e pedras do satélite, ainda existe muito mais a ser descoberto, além do que será possível fazer comparações para ter uma melhor percepção se o solo continua os mesmos ou se houve algum tipo de mutação ou nova composição de microrganismos.

Durante todos esses anos, foi possível entender sobre o tipo de solo e também as composições básicas na Lua, mas ainda não é possível identificar as origens do satélite e se é possível manter uma vida naquele local.

Em 1972 a Nasa encerrou o programa Apollo, que foi o responsável por enviar astronautas americanos à Lua, principalmente devido aos gastos e à falta de novas descobertas relacionadas. Ainda sim, a Lua continuou sendo visitada periodicamente, porém agora somente através de robôs e sondas, o que já faz bastante para o entendimento do satélite mas, não é o suficiente.

Com essa ideia, a Nasa volta a criar um programa para que humanos sigam para a Lua, mas dessa vez, com um propósito mais longo. A ideia do programa Artemis é de enviar astronautas em 2024 para criar uma base permanente no satélite.

Essa base servirá para que a humanidade consiga criar laboratórios de baixa gravidade, extrair minérios e até mesmo será como um porto, onde os astronautas poderão parar durante suas viagens a outros planetas como Marte, por exemplo.

Regulação da Lua

A partir de um ponto de vista de que teremos cada vez mais bases permanentes em satélites e planetas, a Nasa criou um acordo com diversos países para que exista uma compreensão ao explorar a Lua.

O tratado fala sobre o uso pacífico do espaço e também a capacidade de usar os recursos de maneira consciente e de maneira sustentável. O Brasil foi um dos primeiros a assinar o tratado, visando os planos futuros do país para seguir nesse tipo de projeto, enviando astronautas em colaboração com a Nasa e outras agências espaciais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.