Publicado em 15/03/2022 às 08:18, Atualizado em 15/03/2022 às 13:07

Acadêmico de História apresenta estudo inédito sobre o ateísmo em Nova Andradina

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Fábio da Silva Sousa

Uma defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)/CPNA - Campus Nova Andradina,  vai abordar uma faceta pouco conhecida de Nova Andradina: a história de ateus e agnósticos que vivem no município.

De acordo com o professor do curso de História da UFMS/CPNA, Ricardo Oliveira da Silva, a religião faz parte de Nova Andradina desde o início da história da cidade. O fundador do município, Joaquim de Moura Andrade, atuou para garantir a presença da Igreja Católica como parceira no projeto colonizador no que era então o sul de Mato Grosso.

O professor Ricardo Oliveira da Silva igualmente frisa que a religiosidade continua marcando presença como elemento identitário entre os habitantes da cidade, como divulgado pelo censo de 2010, com 70,06% se declarando católicos e 22,08% se declarando evangélicos.

Sob a orientação de Ricardo Oliveira da Silva, o acadêmico do curso de História da UFMS/CPNA, João Vitor Aranha, deu início em 2020 ao desenvolvimento de uma pesquisa onde procurou analisar a presença de ateus e agnósticos em Nova Andradina. Trata-se de um estudo inédito sobre um grupo pouco conhecido da cidade, mas que faz parte de sua história.

Agora, o resultado da pesquisa, intitulada Uma história (até então) não contada: ateísmo e agnosticismo em Nova Andradina/MS, poderá ser visto pelo público no dia 24/03, às 19h30, no anfiteatro da UFMS/CPNA. Conforme Ricardo Oliveira da Silva, essa é uma oportunidade para conhecer Nova Andradina sob um novo prisma.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!